Há possibilidade de formação de uma Linha de Instabilidade (LI), que pode provocar tempestades severas, principalmente nas áreas sinalizadas em vermelho no mapa meteorológico.
A Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta meteorológico para esta quinta-feira (24) devido à rápida aproximação de uma frente fria sobre o estado. O fenômeno está associado à formação de um ciclone extratropical no oceano, entre o litoral sul do Rio Grande do Sul e Uruguai, e ao aumento das instabilidades atmosféricas e do aquecimento. Essas condições climáticas favorecem a formação de temporais, que podem vir acompanhados de ventos fortes e chuvas intensas, além de eventual queda de granizo.
A previsão indica que os temporais começarão no final da manhã e início da tarde, especialmente no Grande Oeste, em áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul e a Argentina. Ao longo da tarde e início da noite, essas condições avançarão para outras regiões do estado. Durante esse período, há possibilidade de formação de uma Linha de Instabilidade (LI), que pode provocar tempestades severas, principalmente nas áreas sinalizadas em vermelho no mapa meteorológico. Nessas regiões, o risco de vendavais é considerado muito alto, com potencial para causar destelhamentos, quedas de árvores e galhos, além de danos à rede elétrica. Em áreas em laranja, o risco de tempestades também é elevado.
A Defesa Civil reforça a necessidade de medidas de precaução durante os temporais. A orientação é buscar abrigo em locais seguros, distantes de árvores, postes de energia e objetos que possam ser arremessados pelos ventos. Na praia, é recomendado evitar entrar na água. Em casos de enchentes, deve-se evitar atravessar ruas alagadas ou estruturas submersas.