A frente fria proveniente do Rio Grande do Sul intensificou chuvas em Santa Catarina, atingindo volumes acima de 100 mm no Litoral Sul, ameaçando com enchentes e enxurradas. Essa condição persiste na sexta-feira, trazendo acumulados entre 150 e 200 mm, especialmente no Oeste e Planalto Sul, aumentando o risco de desastres hidrológicos.
A chuva se intensificou no estado de Santa Catarina na madrugada da quinta-feira (02), trazendo volumes acima de 100 mm no Litoral Sul, devido a aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul. O avanço deste sistema traz chuvas intensas e volumosas para o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, especialmente nas áreas de divisa com o estado gaúcho, mas podem avançar até as regiões do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Na sexta-feira (03), a frente fria se estabelece sobre Santa Catarina, mantendo a condição de chuva volumosa para as áreas em vermelho e laranja do mapa. Em todo o período também são esperados temporais com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Os acumulados entre a quinta (02) e a sexta-feira (03) devem variar entre 150 e 200 mm no Extremo Oeste, Oeste e em áreas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul que fazem divisa com o RS, podendo pontualmente superar estes valores.
Esses volumes previstos, trazem risco alto para enxurradas e inundações, nas bacias hidrográficas nas regiões do Grande Oeste e Planalto Sul catarinense. Entre esta quinta e sexta-feira, são esperadas elevações significativas nos níveis dos rios nestas regiões, principalmente para o Rio Uruguai em municípios de divisa com o Rio Grande do Sul, como Itapiranga, Mondaí, Palmitos e Águas de Chapecó, além de municípios próximos aos Rios Chapecó, Chapecozinho e do Peixe. Nestas bacias o risco também é alto para enxurradas, principalmente em áreas mais próximas às cabeceiras das bacias, e em riachos e ribeirões que atravessam as cidades.