Comunidade

Maicon Fiuza | 20/04/2023 09:59

20/04/2023 09:59

11094 visualizações

Creche no maior território indígena do Sul é projeto pioneiro em Ipuaçu

Mais uma importante obra está em andamento no município de Ipuaçu, a construção da Creche Municipal Indígena na Aldeia Sede da Terra Indígena Xapecó. Para saber mais sobre a obra, o Lance Notícias entrou em contato com a assessoria de imprensa, Thamara Jor, que falou sobre a obra, segunda ela a obra está sendo realizada […]

Creche no maior território indígena do Sul é projeto pioneiro em Ipuaçu

Mais uma importante obra está em andamento no município de Ipuaçu, a construção da Creche Municipal Indígena na Aldeia Sede da Terra Indígena Xapecó.

Para saber mais sobre a obra, o Lance Notícias entrou em contato com a assessoria de imprensa, Thamara Jor, que falou sobre a obra, segunda ela a obra está sendo realizada na Aldeia Sede da Terra Indígena Xapecó e terá capacidade para atender cerca de 331 crianças, incluindo creche e quatro salas pré-escolar.
Além disso, a creche levará um nome muito especial: KAMÉ E KANHRU, dois clãs indígenas que trazem as características e os traços dos seus povos.

Serão 1.017,23 m² de área a ser construída de acordo com cada peculiaridade da cultura indígena e oferecendo toda estrutura necessária para atender as crianças.

A obra terá estruturas físicas contendo ambientes para amamentação, lactário, fraldário, Creche I, II, III e IV (0 a 4 anos); Pré-Escola (4-5 e 5-6 anos); depósito, área de circulação, almoxarifado, sanitários, além de área livre para jardins e parquinho. Refeitório, cozinha, despensa, vestiário de funcionários, lavanderia, administrativo, recepção, sala dos professores, sala de reuniões, sala de recreação e sala de Cultura Indígena.

Esta construção ofertará às crianças indígenas de 0 a 6 anos de idade pertencentes à mais de 1.370 famílias do povo Kaingang de Ipuaçu que residem na Terra Indígena Xapecó, um espaço adequado, acessível, funcional e confortável para disponibilização de creche e pré-escola com motivos originais para maior e melhor acolhimento.

Uma obra muito importante para o município, especialmente para as famílias indígenas. Além disso, por sua forma, beleza e cultura, será um cartão postal de Ipuaçu.

Deixe seu comentário