Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), sendo também, pré requisito para conseguir Financiamento Estudantil pelo FIES.
As inscrições para o ENEM começaram em 27 de maio e encerram em 07 de junho. As provas serão realizadas nos dias 03 e 10 de novembro, em dois domingos consecutivos. A taxa de inscrição é de R$ 85,00, mas há isenção para alguns grupos, como alunos do 3º ano do Ensino Médio em 2024, egressos de escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas privadas, cadastrados no Cadúnico e participantes do programa Pé de Meia do MEC. O exame consiste em quatro provas objetivas e uma redação em Língua Portuguesa, cada uma com 45 questões de múltipla escolha.
Micheli Vaccaro, Coordenadora Regional de Educação, enfatiza que:
— O ENEM tem sua importância em todas as turmas do Ensino Médio, desde o primeiro e segundo ano, com os alunos participando para adquirirem experiência, treino com a prova, sua estrutura e forma de abordar os assuntos, enunciados; até o terceiro ano e os egressos (já concluintes), onde os alunos podem ingressar no Ensino Superior — enfatiza.
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos, Redação, e Ciências Humanas, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, serão as provas de Ciências da Natureza e Matemática, com duração de 5 horas. Este ano, há novidades na identificação dos participantes, com a inclusão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) na lista de documentos aceitos. Documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital já são aceitos (desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais).