Popularmente conhecido como “Santo Casamenteiro”, o Dia de Santo Antônio, um dos santos mais populares da Igreja Católica, é comemorado nesta terça-feira, dia 13 de junho. Ele é conhecido por atender simpatias para encontrar um novo amor ou proteger os relacionamentos já existentes. Um dos motivos de ser conhecido como padroeiro dos namorados é que […]
Popularmente conhecido como “Santo Casamenteiro”, o Dia de Santo Antônio, um dos santos mais populares da Igreja Católica, é comemorado nesta terça-feira, dia 13 de junho. Ele é conhecido por atender simpatias para encontrar um novo amor ou proteger os relacionamentos já existentes.
Um dos motivos de ser conhecido como padroeiro dos namorados é que Santo Antônio defendia que os casais deveriam se unir por amor, e não por interesses. Outra lenda diz que o santo ajudava jovens mulheres que não tinham condições de pagar o casamento, fazendo mobilizações e arrecadando doações para custear os dotes.
A canonização de Santo Antônio ocorreu apenas um ano após sua morte, em 30 de maio de 1232, pelo Papa Gregório 9º. Esse tempo recorde entre a morte e a canonização é atribuído à sua fama de santidade e à influência como pregador e místico.
A data em honra ao santo, que acontece um dia após o Dia dos Namorados no Brasil, é repleta de tradições históricas. Muitas das simpatias, que exigem a fé intensa e orações, envolvem ainda o uso de fitas, sinos e velas, associados ao amor e ao romantismo.
Confira algumas simpatias de Santo Antônio:
► Para encontrar o futuro amor:
Em um dos rituais, a pessoa deve pôr a imagem de Santo Antônio debaixo da cama durante três noites seguidas. Antes de dormir, ela deve imaginar o próprio corpo rodeado por uma luz rosa. No quarto dia, deve preparar um banho de casca de maçã com uma colher de mel pela manhã. Segundo a tradição, basta aguardar que para conhecer rapidamente uma pessoa especial.
Outra simpatia para quem está solteiro é cortar três palmos de uma fita branca e amarrá-la em uma imagem de Santo Antônio. Depois, é preciso rezar e pedir para outro fiel fazer o mesmo procedimento.
► Para acelerar o casamento:
Para quem já está em um relacionamento, há uma simpatia que prevê que a pessoa retire três espinhos de uma rosa vermelha e coloque dentro de um vidro de perfume que costuma usar e que a pessoa amada goste. Depois, deve-se pedir para Santo Antônio remover os obstáculos e usar o perfume sempre que estiver com a pessoa. Além disso, é preciso ter fé que subirá ao altar.
Outro ritual diz que, em 13 de junho, a pessoa deve colocar duas agulhas iguais dentro de uma bacia com água e acrescentar duas colheres de açúcar. No dia seguinte, ela deve ver como estão as agulhas. Caso estejam juntas, é porque a data do casamento está próxima.
► Para ter de volta o ex-companheiro:
A pessoa que deseja o retorno do ex-amor deve acordar cedo, encostar um copo novo de vidro na boca e dizer três vezes o nome do desejado, guardando o copo de boca para baixo durante cinco dias.
Após esse ritual, ela deve lavar o copo no sexto dia e guardar novamente. Em determinada ocasião que se encontrarem e a pessoa amada for conversar, sirva uma bebida para ela no copo em que a simpatia foi feita. A oração do pai nosso para Santo Antônio todas as noites até conseguir o que deseja também faz parte do processo.
Referência: Oeste Mais