Com a chegada da estação mais fria do ano nesta quarta-feira, dia 21, o governo de Santa Catarina divulgou algumas medidas de prevenção contra doenças respiratórias, que são mais frequentes com as baixas temperaturas. No inverno, as pessoas tendem a ficar em locais fechados, sem ventilação, para ficarem aquecidas, o que favorece a circulação de […]
Com a chegada da estação mais fria do ano nesta quarta-feira, dia 21, o governo de Santa Catarina divulgou algumas medidas de prevenção contra doenças respiratórias, que são mais frequentes com as baixas temperaturas.
No inverno, as pessoas tendem a ficar em locais fechados, sem ventilação, para ficarem aquecidas, o que favorece a circulação de vírus e bactérias.
“É muito importante lembrarmos da necessidade de intensificar as medidas de prevenção nesse período para que a gente reduza o número de casos. As pessoas mais vulneráveis precisam estar mais atentas porque há um risco maior de agravamento neste grupo. As medidas de prevenção são aquelas que a gente sempre relembra nesse período e que são simples, mas muito importantes”, destaca o superintendente de vigilância em saúde Fábio Gaudenzi.
Para reduzir a transmissão de doenças como a gripe, a Covid-19 e até mesmo outras mais graves como a pneumonia e meningite, é importante adotar algumas medidas:
- higienização frequente das mãos;
- utilização de lenço descartável ou do antebraço ao tossir ou espirrar;
- uso de máscara em caso de sintomas respiratórios;
- manter ambientes sempre ventilados;
- não compartilhar objetos pessoais;
- evitar contato próximo com outras pessoas em caso de sintomas;
- evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados;
- adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Fonte Oeste Mais