Faxinal dos Guedes, cidade catarinense com 11.192 habitantes conforme o último censo do IBGE, tem uma diminuição no número de eleitores aptos para as eleições municipais para outubro de 2024. Comparado ao pleito anterior, que correspondia a 8.872 eleitores em 2022, o município registrou uma redução de 183 eleitores, totalizando agora 8.689 eleitores aptos para votação neste ano, de acordo com os dados divulgados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
O Chefe de Cartório eleitoral de Xanxerê, Cleomar José Camilo Eugênio, explicou que a diminuição no número de eleitores aptos se deve a diversos fatores. Entre eles, estão cancelamentos de títulos por irregularidades não solucionadas e transferências de domicílio eleitoral para outras regiões. Este ano, a cidade de Faxinal dos Guedes conta com 8 locais de votação distribuídos em um total de 27 seções eleitorais.
Os eleitores de todo o país tiveram até o dia 8 de maio para regularizar seus títulos eleitorais e solicitar transferências caso tenham mudado de residência. Aqueles que não realizaram as atualizações necessárias até o prazo estipulado, deverão aguardar o término das eleições deste ano para regularizar sua situação eleitoral, comparecendo a um cartório eleitoral de sua região. O eleitor que não vota e não justifica por três turnos consecutivos tem o título cancelado.
Algumas das consequências de ter o título cancelado, são:
– Você não poderá votar
– Não terá direito a concorrer em cargos públicos
– Você não poderá receber salários ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo;
– Não poderá ter passaporte
– Você não poderá se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
– Você não poderá renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
– Você não poderá obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo;