Durante a sexta-feira (16), a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Uruguai e Santa Catarina será responsável pela instabilidade climática na região. Essa condição favorecerá a formação de áreas de instabilidade, resultando em chuvas persistentes e pontualmente intensas, especialmente no Grande Oeste do estado. Desde as primeiras horas da madrugada, espera-se […]
Durante a sexta-feira (16), a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Uruguai e Santa Catarina será responsável pela instabilidade climática na região. Essa condição favorecerá a formação de áreas de instabilidade, resultando em chuvas persistentes e pontualmente intensas, especialmente no Grande Oeste do estado. Desde as primeiras horas da madrugada, espera-se a ocorrência de chuvas por vezes fortes, acompanhadas de descargas elétricas, podendo afetar áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Conforme o dia avança, as áreas de instabilidade devem se expandir, abrangendo o Planalto Sul, o Alto Vale do Itajaí e trechos do Planalto Norte e Litoral Sul. Essa expansão aumentará o risco de ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais em algumas regiões. A Defesa Civil emite um alerta, classificando o risco como baixo nas áreas em verde e moderado nas áreas em amarelo, recomendando precaução à população.
A Defesa Civil reforça a importância de medidas preventivas diante das chuvas intensas previstas. É enfatizado que a população evite transitar por áreas alagadas, devido ao alto risco envolvido. Além disso, há um alerta especial para a segurança das crianças em locais próximos a rios e ribeirões, onde o perigo de enxurradas é ainda maior. Em caso de emergências ou ocorrências, a população é orientada a contatar a Defesa Civil Municipal pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.