Clima

Maicon Fiuza | 28/06/2024 09:27

28/06/2024 09:27

10962 visualizações

CASAN alerta para cuidados com tubulações durante o inverno

Temperaturas muito baixas, podem congelar água nas tubulações

Com a chegada do inverno, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) emitiu um alerta aos consumidores sobre a importância de cuidados preventivos com as tubulações e hidrômetros para garantir o pleno funcionamento dos serviços de abastecimento de água e saneamento durante o período mais frio do ano.

Segundo a companhia, o congelamento da água em tubulações expostas à superfície é o maior problema enfrentado nessa época, especialmente em regiões onde as temperaturas são extremamente baixas, podendo registrar geadas e até neve. Esse fenômeno pode causar a interrupção do abastecimento e danos aos tubos. Para minimizar esses riscos, a CASAN recomenda que a população proteja as tubulações internas e expostas nas residências utilizando materiais como jornal, papelão, plástico ou lona para evitar o congelamento.

Além das tubulações, a área do hidrômetro também deve ser protegida para evitar a necessidade de substituição do equipamento. A CASAN lembra que mesmo as canalizações internas, que são de responsabilidade direta do consumidor, podem receber essa proteção extra durante o inverno, prevenindo maiores transtornos.

Outra recomendação da CASAN é aproveitar a menor demanda de água durante o inverno para realizar a limpeza da caixa d’água. A higienização do reservatório é crucial para evitar o acúmulo de sujeira e a proliferação de pragas que podem transmitir doenças. O ideal é que essa limpeza seja feita a cada seis meses.

Deixe seu comentário