Na última terça-feira (22), a cidade de Vargeão deu um passo importante no cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais de estimação. A Campanha de Castração, com o apoio do projeto “Carreta da Castração”, foi realizada no município, visando controlar a população de animais domésticos e promover a saúde de cães e gatos. […]
Na última terça-feira (22), a cidade de Vargeão deu um passo importante no cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais de estimação. A Campanha de Castração, com o apoio do projeto “Carreta da Castração”, foi realizada no município, visando controlar a população de animais domésticos e promover a saúde de cães e gatos.
A iniciativa teve como objetivo principal promover a castração como uma prática de responsabilidade e cuidado para com os animais, além de contribuir para o controle da superpopulação de pets, o que consequentemente pode reduzir o número de animais abandonados nas ruas e abrigos.
A “Carreta da Castração” é um projeto itinerante que tem percorrido diversas cidades com o objetivo de oferecer serviços de castração de qualidade a preços acessíveis. A equipe da carreta é composta por veterinários experientes e equipamentos de última geração, garantindo um procedimento seguro e eficaz.
O Lance Faxinal em contato com a Secretaria Municipal de Saúde do município confirmou que foram o total de 101 animais castrados, entre cães e gatos, e destacaram sobre o projeto.
A expectativa atingiu o que nós esperava apesar de pessoas que não vieram fazer por que preconceito medo sei lá meu parecer foi bom esperamos ter novamente pois só assim podemos controlar a quantidade de animais na cidade evitando o abandono e pessoas de má coração dando veneno para os animais – destaca diretora Vigilância Sanitária, Sônia farina.
Os benefícios da castração vão além do controle populacional. A cirurgia também pode contribuir para a redução de problemas de saúde como câncer de mama e doenças uterinas em fêmeas, e diminuir o comportamento agressivo ou territorial em machos. Além disso, animais castrados tendem a ter uma maior expectativa de vida e uma qualidade de vida mais elevada.