Comunidade

Natan Lucas Canal | 21/12/2022 16:46

21/12/2022 16:46

15208 visualizações

Administração Municipal de Faxinal dos Guedes facilita o empreendedorismo, avalia população

As medidas de incentivo ao empreendedorismo e ao fortalecimento do setor empresarial local implementadas pela Administração Municipal de Faxinal dos Guedes, no oeste catarinense, foram aprovadas pela população. Isso é o que comprova a “Pesquisa de imagem e percepção do empreendedorismo no município” ao indicar que a comunidade considera que o Governo Municipal facilita em […]

Administração Municipal de Faxinal dos Guedes facilita o empreendedorismo, avalia população

As medidas de incentivo ao empreendedorismo e ao fortalecimento do setor empresarial local implementadas pela Administração Municipal de Faxinal dos Guedes, no oeste catarinense, foram aprovadas pela população. Isso é o que comprova a “Pesquisa de imagem e percepção do empreendedorismo no município” ao indicar que a comunidade considera que o Governo Municipal facilita em 94,24% o empreendedorismo. A iniciativa foi do Sebrae/SC, por meio da parceria com o Poder Público para execução do Programa Cidade Empreendedora.

O levantamento aponta indicadores sobre a satisfação com as medidas de apoio ao empreendedorismo, o Poder Público como facilitador, a agilidade para abrir um negócio, a acessibilidade das informações para formalização de uma atividade, a percepção de incentivo, o apoio da iniciativa pública e a percepção de mudança. Essa pesquisa foi realizada em 72 municípios catarinenses que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora no ciclo 2021/2022.

“A aprovação da população nas medidas adotadas pela Administração Municipal para criar um ambiente cada vez mais favorável aos negócios é motivadora e confirma que nossas decisões foram assertivas e eficientes”, comemora o prefeito Gilberto Angelo Lazzari ao analisar os indicadores. Faxinal dos Guedes obteve em seis dos sete quesitos avaliados percentual superior a média catarinense e em todos eles melhorou a avaliação positiva no comparativo de março com novembro deste ano.

O secretário de Fazenda e Administração Diomar de Souza destaca os três maiores indicadores na pesquisa. O primeiro é o Poder Público Municipal como facilitador do empreendedorismo que atingiu 94,24% de aprovação, enquanto que a média estadual foi de 61,32%. O segundo quesito refere-se a percepção de mudança com 91,32% das respostas, também acima de média catarinense que foi de 85,32%. E na terceira posição a análise da satisfação com medidas de apoio ao empreendedorismo com 90,30%, percentual superior no comparativo com os demais municípios que foi de 65,91%.

Pesquisa

O levantamento foi realizado com 400 moradores ou trabalhadores do município por meio de entrevista via telefone no mês de novembro. Essa amostra representa nos valores gerais um nível de confiança de 95% e um erro de +/- 5%. A análise considera a transformação das respostas por uma escala Likert com cinco posições em nota de 0 a 10 para facilitar a leitura e comparabilidade entre municípios. Os respondentes declaram-se que 6% possuem empresa, 27,75% têm filhos em escolas públicas e 0,75% empreenderam nos últimos seis meses.

Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a pesquisa serve como termômetro para analisar a satisfação da população com as medidas adotadas pela Administração Municipal, para tornar público a contribuição do Programa Cidade Empreendedora no desenvolvimento local e divulgar a evolução das adequações nos processos administrativos internos.

Deixe seu comentário