Clima

Marcos Vinícius Pedroso | 27/10/2023 16:12

27/10/2023 16:12

44942 visualizações

A Defesa Civil e suas atuações: saiba como funciona a Diretoria da Gestão de Riscos

Com os atuais desastres naturais que acometeram a região sul do Brasil, principalmente, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a Defesa Civil trabalha incansavelmente na busca de previsões para que os cidadãos possam se proteger e enfrentar tais tempestades de forma resolutiva. A partir das informações compartilhadas pela web da Defesa Civil de […]

A Defesa Civil e suas atuações: saiba como funciona a Diretoria da Gestão de Riscos

Com os atuais desastres naturais que acometeram a região sul do Brasil, principalmente, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a Defesa Civil trabalha incansavelmente na busca de previsões para que os cidadãos possam se proteger e enfrentar tais tempestades de forma resolutiva.

A partir das informações compartilhadas pela web da Defesa Civil de Santa Catarina, a mesma é ordenada em três diretorias: Gestão de Educação; de Desastres; e, de Riscos.

Neste âmbito, o Grupo Lance Notícias explana o trabalho essencial da Diretoria da Gestão de Riscos, essa que nos últimos meses atuou pelo estado em um conjunto de atividades coordenadas na organização de desastres naturais previstos.

A missão da Diretoria da Gestão de Riscos é “Proteger e preparar as comunidades catarinenses frente aos riscos de desastres por meio do mapeamento e identificação de ameaças, e vulnerabilidades para a redução de risco.”

No entanto, as atividades da Defesa Civil, em atuar com a gestão de riscos, é determinando o evento, intensificando especificamente a origem e, os prováveis danos e prejuízos que pode resultar.

Ainda sobre o termo “risco”, atrela-se a probabilidade da ameaça natural até que se concretize, também, grau de vulnerabilidade do ambiente receptor, ou seja, país, estado, país, região, bairro.

Simplificando, a Defesa Civil trabalha na antecipação do risco, prevendo o que pode dar errado, assim, atuando com a possível prevenção.

Deixe seu comentário