Comunidade

Marcos Vinícius Pedroso | 22/11/2023 15:07

22/11/2023 15:07

25803 visualizações

23 Focos de Dengue identificados em Faxinal dos Guedes confira medidas preventivas para o município

Até às 12h desta quarta-feira (22), foram identificados 23 focos de dengue em Faxinal desde janeiro de 2023. Neste período, ocorreram três casos suspeitos da doença, que foram descartados após exames laboratoriais. A situação se concentra em cinco bairros do município: São José, São Cristóvão, Rosa, Ozelame e Centro. Diversas medidas preventivas foram adotadas para […]

Até às 12h desta quarta-feira (22), foram identificados 23 focos de dengue em Faxinal desde janeiro de 2023. Neste período, ocorreram três casos suspeitos da doença, que foram descartados após exames laboratoriais. A situação se concentra em cinco bairros do município: São José, São Cristóvão, Rosa, Ozelame e Centro.

Diversas medidas preventivas foram adotadas para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Entre elas, destacam-se a entrega de micro tela, a aplicação de manta asfáltica para vedação de cisternas, campanhas orientativas nas escolas, mutirões de limpeza e ciclos de tratamento realizados pelos agentes de endemias a cada dois meses nas áreas infestadas.

Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Faxinal no WhatsApp.

É enfatizado que o apoio e a conscientização da população são fundamentais para o sucesso e a manutenção dessas ações. Débora, responsável pelo setor de endemias da Vigilância Sanitária, ressaltou a importância de a população realizar a inspeção de suas propriedades para identificar potenciais locais de risco para a proliferação do mosquito.

Recomenda-se que os moradores monitorem semanalmente possíveis criadouros, estejam atentos a plantas ornamentais que acumulam água, mantenham cisternas bem vedadas e protegidas com tela, descartem embalagens de insumos em locais apropriados e façam o descarte adequado de pneus inservíveis.

Débora enfatizou que, além das medidas implementadas pelas autoridades locais, a colaboração da comunidade é crucial. Em caso de detecção de larvas em algum criadouro, a população é orientada a entrar em contato com o setor de endemias da prefeitura municipal, por meio do telefone 3436 4325 ou do WhatsApp 49 9121-6505.

Deixe seu comentário