Faxinal dos Guedes

Lance Notícias | 19/07/2021 14:27

19/07/2021 14:27

42238 visualizações

“Mesmo emocionado nós tínhamos que agir”, diz policial faxinalense que atou em resgate de bebê

No último sábado (17), uma ocorrência ganhou repercussão. Policiais militares da viatura do PPT auxiliaram uma criança que estava convulsionando. O fato ocorreu no centro de Xanxerê. Os policiais perceberam que o carro estava em atitude suspeita, ultrapassando a todos, na Avenida Brasil, no centro. Quando o condutor viu a viatura, parou e um familiar […]

“Mesmo emocionado nós tínhamos que agir”, diz policial faxinalense que atou em resgate de bebê Fotos: Arquivos Pessoais

No último sábado (17), uma ocorrência ganhou repercussão. Policiais militares da viatura do PPT auxiliaram uma criança que estava convulsionando. O fato ocorreu no centro de Xanxerê. Os policiais perceberam que o carro estava em atitude suspeita, ultrapassando a todos, na Avenida Brasil, no centro. Quando o condutor viu a viatura, parou e um familiar correu com a menina no colo pedindo ajuda.

Após receber os atendimentos no local, ela foi encaminhada ao Hospital Regional São Paulo, mas devido a gravidade, foi levada ao Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, onde permanece internada na UTI.

Dentre os policiais que prestaram o atendimento, está Yuri Alex Crusaro, o sargento Crusaro, de Faxinal dos Guedes. Em entrevista ao Lance Faxinal, o sargento conta como foi a ocorrência:

– Eu e meus colegas estávamos em rondas pelo centro da cidade, quando um veículo passou por nós em alta velocidade dando sinal de luz e buzinando, e dentro do carro deu para perceber que havia uma mulher com uma criança no colo e com uma toalha fazendo vento para a criança. Com isso, suspeitamos que a criança estava passando mal, e por ser um horário de pico no centro de Xanxerê, foi feito o retorno com a viatura e fomos atrás do carro, até para poder abrir caminho pelo trânsito e para chegar mais rápido no hospital. Quando nos aproximamos da Praça Tiradentes o carro parou e a mulher desceu, em desespero e entregou a criança ao meu colega soldado Peruzzo. Pelo que deu para perceber a criança já estava inconsciente. O soldado Peruzzo verificando o estado da menina, já iniciou as manobras de desobstrução das vias aéreas e de reanimação, alguns instantes após o início das manobras, a criança esboçou sinal de responder aos estímulos e percebemos que retomou a respiração e ocorreu um pequeno choro. Verificamos que ela havia voltado a consciência. Mas ainda assim, percebemos que a criança estava com algum problema e decidimos ir até o hospital para atendimento médico e para melhor avaliação da situação. Já no hospital, ficamos sabendo que a criança estava com sintomas de convulsão e posterior seria encaminhada para atendimento especializado em Chapecó – conta o sargento.

Na ocorrência, Crusaro auxiliou repassando as orientações ao seu colega.

– A minha participação foi passar algumas orientações quanto ao procedimento de reanimação e desobstrução das vias aéreas, pois meu colega, como foi o primeiro a descer da viatura, foi o primeiro a iniciar as manobras. Vale lembrar, que a nossa intervenção deu o tempo suficiente para a criança retomar a consciência e chegar a tempo no hospital, caso contrário talvez tivesse ocorrido uma fatalidade – salienta.

O sargento conta que na hora da ocorrência o coração ficou apertado, mas a guarnição atuou em conjunto para que a criança fosse salva.

– Confesso que no momento o coração ficou apertado, mas mesmo emocionado nós tínhamos que agir, ainda mais por se tratar praticamente de bebê, já que a menina tem um ano e dois meses. É um momento difícil até para nós que somos policiais, e ainda mais quando a gente também tem filhos, o instinto é de fazer o possível para ajudar o máximo possível – cita.

Participaram da ocorrência os policiais: sargento Evandro, soldado George, soldado Peruzzo e sargento Crusaro. A ação dos policiais foi reconhecida pelos vereadores de Xanxerê, que nesta segunda-feira (19), apresentação uma Moção de Aplausos.

Leia mais:

Vídeo: policiais militares auxiliam criança com convulsão, em Xanxerê

Deixe seu comentário