Comunidade

Lance Notícias | 08/05/2022 11:01

08/05/2022 11:01

7921 visualizações

Mãe faz sucesso no TikTok compartilhando o dia a dia da filha com paralisia cerebral

  Lucitania Mantelli é mãe da Raíssa, de 14 anos. Para toda mãe, o seu filho é especial e único, para Lucitania não é diferente. Ela contou à reportagem do Lance Notícias que a gestação foi tranquila, trabalhou até o oitavo mês e nos exames tudo aparentava seguir a normalidade. No entanto, o parto foi […]

Mãe faz sucesso no TikTok compartilhando o dia a dia da filha com paralisia cerebral Fotos e vídeos: arquivo pessoal

 

Lucitania Mantelli é mãe da Raíssa, de 14 anos. Para toda mãe, o seu filho é especial e único, para Lucitania não é diferente. Ela contou à reportagem do Lance Notícias que a gestação foi tranquila, trabalhou até o oitavo mês e nos exames tudo aparentava seguir a normalidade. No entanto, o parto foi um momento conturbado da vida das duas. Foi um processo demorado, doloroso e com muito sacrifício a Raíssa nasceu de parto normal.

Ao nascer já foi encaminhada à UTI Neonatal e então começou a fase ainda mais desafiadora.

– Após o parto tive hemorragia, e uma hora depois ela convulsionou. Fizeram um raio-x e comentaram que ela teve hemorragia cerebral, foi feita uma tomografia e descartado depois. Mas, ela chorava muito e não conseguia mamar no peito – relembra a mãe. Foram meses de muito choro, dor e desespero.

Somente quando a Raíssa tinha três meses de vida é uma tomografia apontou microangiopatia paralisia cerebral, já com sete meses, veio o diagnóstico de microcefalia e paralisia cerebral. Com um ano e quatro meses fez cirurgia de refluxo e colocou sonda gastrostomia, pois ela não conseguia se alimentar.

– Com sete anos fiz uma outra ressonância que apontou que ela não tinha ausência do corpo caloso no cerebral. É uma malformação no cérebro que juntou com a microcefalia. Desde que saiu do hospital, ela sempre fez fisioterapia e somente com sete anos descobri que ela era intolerante a lactose, com isso, ela engordou cinco quilos em um mês, pois dai sim ela conseguia comer e dormir – conta a mãe.

As dificuldades não impedem que Raissa esteja sempre sorrindo, assim como a mãe. Apesar de todos os desafios, dá o seu melhor para proporcionar à pequena uma vida o mais normal possível.

– Ela é uma criança muito alegre, está sempre sorrindo, adora gravar TikTok – diz.

Por falar em vídeos, a mãe criou uma conta na rede social onde compartilha o dia a dia e tem mais de 25 mil seguidores.

– Ela frequenta a Apae, ensino regular, faz massagens, equoterapia, são muitas atividades. Ela sempre foi muito estimulada e com isso o resultado vem. Quem vê o laudo dela, que é gravíssimo e ela, não acredita que é a mesma pessoa. Ainda assim, ela não fala, não anda, não senta sozinha, não pega nada nas mãozinhas, usa fralda e depende de nós para tudo – detalha.

Lucitânia tem o marido, quem mais a ajuda no dia a dia com a Raíssa, já que ela realiza diversas tarefas e necessita de cuidados 24 horas por dia.

– Eu e meu marido nos revezamos. Ele é padrasto, mas assumiu ela como filha. Eu trabalho de dia como diarista e ele de noite, é funcionário público. Assim, de dia ele fica com ela e eu vou me adaptando – enfatiza.

Neste ano ainda ela deverá passar por uma cirurgia para melhorar sua qualidade de vida já que as mãos estão atrofiando. Para angariar recursos, eles realizam o tradicional brechó, como a ultima edição teve muitas peças que sobraram, Maritânia acabou montando na garagem de casa mesmo um brechó fixo, inclusive, ela aceita doações.

– Ela toma bastante remédio e pelo SUS ela não recebe nada, hoje recebemos seis pacotes de fraldas e ela sendo intolerante a lactose tudo é mais caro, resolvemos manter o brechó para ter um valor extra que nos ajuda nas despesas mesmo – finaliza.

A família mora na Rua Araguaia, 245, Bairro Tonial.

Doações:
Conta corrente: 205189-3 Ag: 586-x
Banco do Brasil
Pix: CPF 008675429-77

Deixe seu comentário