Animais

Lance Notícias | 14/03/2021 13:13

14/03/2021 13:13

15677 visualizações

Macaco morto em Passos Maia estava infectado pela Febre Amarela

Recentemente, a Gerência Regional de Saúde de Xanxerê estava realizando coleta em macacos espalhados pela região para identificar se os animais estavam sendo contaminados pelo vírus da febre amarela. Os macacos costumam adoecer e morrer em um curto intervalo de tempo após a infecção pela doença. Em dezembro mais um macaco foi encontrado morto, dessa […]

Macaco morto em Passos Maia estava infectado pela Febre Amarela Foto: Gerência Regional em Saúde

Recentemente, a Gerência Regional de Saúde de Xanxerê estava realizando coleta em macacos espalhados pela região para identificar se os animais estavam sendo contaminados pelo vírus da febre amarela.

Os macacos costumam adoecer e morrer em um curto intervalo de tempo após a infecção pela doença. Em dezembro mais um macaco foi encontrado morto, dessa vez na cidade de Passos Maia. Logo, os agentes realizaram um teste para descobrir se a causa da morte foi de fato febre amarela.

Após alguns meses de espera, foi comprovado que o macaco morreu pela doença. Em conversa com a Elisandra Schaenardie, enfermeira de saúde, ela confirmou o caso.

O munícipio de Passos Maia foi notificado para que seja realizada uma vacinação em pessoas de até 60 anos de idade. O modo de transmissão se dá a partir da picada dos mosquitos infectados e não há transmissão de pessoa para pessoa.

A Febre Amarela é uma doença que se mantém no ambiente, em um ciclo silvestre, e é transmitida por mosquitos. O macaco é importante, pois serve como indicador da presença do vírus em determinada região.

É muito importante que a população alerte os agentes de saúde quando souber da morte de algum macaco.

Deixe seu comentário