Educação

Lance Notícias | 29/11/2020 13:58

29/11/2020 13:58

9765 visualizações

Lousas digitais são instaladas nas escolas estaduais de Faxinal dos Guedes

A tecnologia tem sido uma grande aliada dos professores durante a pandemia. Quando os alunos retornarem às salas de aula no próximo ano, devem entrar uma sala muito mais interativa. O motivo são as lousas digitais que estão sendo instaladas em todas as escolas estaduais de Faxinal dos Guedes. São duas escolas contempladas, sendo a […]

Lousas digitais são instaladas nas escolas estaduais de Faxinal dos Guedes Foto: Divulgação

A tecnologia tem sido uma grande aliada dos professores durante a pandemia. Quando os alunos retornarem às salas de aula no próximo ano, devem entrar uma sala muito mais interativa. O motivo são as lousas digitais que estão sendo instaladas em todas as escolas estaduais de Faxinal dos Guedes.

São duas escolas contempladas, sendo a Tertuliano Turibio de Lemos e Prof. Salustiano Antônio Cabreira. De acordo com Adriana Morais, multiplicadora da coordenadoria de Xanxerê, esse é um projeto do Governo do Estado de Santa Catarina.

– É um projeto do Governo do Estado que beneficiará as nossas 46 escolas da regional de Xanxerê, inclusive as indígenas e as multisseriadas. É um sonho que está sendo realizado. Há muito tempo se espera essas lousas e agora é uma realidade. Ela dará uma infinidade de opções e ferramentas aos professores. O professor pode acessar a internet e até mesmo gravar a sua aula – detalha Adriana Morais.

Ramon Carioni, um dos técnicos que instala as lousas comenta sobre as suas funcionalidades.

– A lousa tem fácil e faz com o professor se sinta à vontade, tanto que ele imita um quadro negro. Com acesso à internet e a computador, ela serve como um atrativo, principalmente. Dentro das suas funcionalidades eu destaco duas: primeiro, a aula pode ser salva no fim em PDF e o professor pode encaminhar para o aluno que faltou ou até mesmo se avaliar. E, a outra é uma videoaula, ela tem uma webcam e pode filmar toda a aula – diz.

Saiba como as lousas digitais irão contribuir com o ensino

O coordenador de tecnologias educacionais e inovação da Diretoria de Ensino da SED, Luiz Alessandro da Silva, elenca alguns benefícios das lousas digitais: facilitar a prática pedagógica dos professores, que podem projetar e usar conteúdos de diversas formas; potencializar a aprendizagem, trazendo recursos diferenciados para aproximar os alunos dos conhecimentos adquiridos em sala de aula; estimular o aprendizado e o trabalho em grupo; permitir que o professor opere softwares, apresente e edite imagens, mostre vídeos, navegue na Internet, entre outras atividades.

– A lousa digital é um exemplo de tecnologia educacional que pode ser incorporada rapidamente ao plano de aula para reforçar os conteúdos curriculares transmitidos em sala, dando mais dinamismo para o processo de ensino e aprendizagem. Por ser um recurso versátil e de fácil manuseio, oferece uma série de benefícios tanto para os professores como para os alunos, que ficam mais atentos às aulas e curiosos com a utilização – destaca Luiz Alessandro.

A Coordenadoria de Tecnologias Educacionais está planejando uma série de webinars para os professores até o fim do ano, com foco em como preparar uma aula usando esses recursos tecnológicos. Antes disso, haverá treinamentos técnicos nas escolas para que os profissionais da educação aprendam a utilizar os equipamentos.

Deixe seu comentário