Agricultura

Lance Notícias | 23/05/2021 10:16

23/05/2021 10:16

6942 visualizações

Lance no Campo: robô faz ordenha 24 horas por dia em propriedade de Seara

O processo de modernização do campo vem ocorrendo de maneira acelerada ao longo dos anos, e buscando acompanhar essas necessidades e também optando por qualidade de vida, este produtor de Seara instalou a ordena robotizada. Na propriedade, dois robôs fazem um trabalho de uma equipe inteira. A ordenha, que antes ocorria com hora marcada, hoje […]

Lance no Campo: robô faz ordenha 24 horas por dia em propriedade de Seara

O processo de modernização do campo vem ocorrendo de maneira acelerada ao longo dos anos, e buscando acompanhar essas necessidades e também optando por qualidade de vida, este produtor de Seara instalou a ordena robotizada.

Na propriedade, dois robôs fazem um trabalho de uma equipe inteira. A ordenha, que antes ocorria com hora marcada, hoje é feita pelos robôs, que ficam ligados 24h por dia, e fazem a ordenha por demanda, ou seja, as vacas escolhem quando querem ser ordenhadas.

Antes de adquirir as novas máquinas, a família passava o dia envolvida na atividade, sem tempo para outros afazeres. Além dos resultados em produtividade, o criador destaca ainda o bem-estar dos animais com o sistema de automação e a facilidade de adaptação.

Os robôs funcionam da seguinte maneira: cada vaca possui uma coleira no pescoço com um chip, em que é possível ler todas as informações do animal assim que ele entra no compartimento de ordenha. Nesse momento, um conjunto de escovas lava os tetos e estimula o animal para a descida do leite e na sequência, por meio de um laser, as teteiras individualmente são colocadas de forma automática.

Conforme a produção de cada animal, o robô destina a quantidade adequada de ração para a vaca comer durante a ordenha. O processo dura de 5 a 10 minutos por animal e nesse período é informado ao produtor a quantidade de leite produzida, o andamento da ordenha em cada teto, o tempo médio gasto e a ração que ela recebeu.

Deixe seu comentário