Faxinal dos Guedes

Lance Notícias | 12/09/2021 08:26

12/09/2021 08:26

11226 visualizações

Lance no Campo: plantação de canola vira alternativa rentável para produtor de Faxinal dos Guedes

Nesta época do ano, a plantação de canola parece um jardim à beira da estrada. O amarelo, que toma conta do cenário, indica que os grãos estão quase alcançando a fase da colheita, o que ocorre em setembro. Em Faxinal dos Guedes, um produtor fez essa aposta. Aqui está localizada uma das únicas propriedades do […]

Lance no Campo: plantação de canola vira alternativa rentável para produtor de Faxinal dos Guedes

Nesta época do ano, a plantação de canola parece um jardim à beira da estrada. O amarelo, que toma conta do cenário, indica que os grãos estão quase alcançando a fase da colheita, o que ocorre em setembro.

Em Faxinal dos Guedes, um produtor fez essa aposta. Aqui está localizada uma das únicas propriedades do Estado de Santa Catarina que se dedica a cultura. O plantio, de cerca de 12 hectares, está no segundo ano. A atração são os baixos custos de produção e o mercado garantido.

Além de ser uma alternativa econômica, o cultivo do grão ainda diminui a ocorrência de doenças e pragas em outras plantações de inverno. A produção pode variar de 1.400 a 2.400kg por hectare ou mais. Tudo depende dos níveis empregados com adubação especial, manejo adequado e clima.

Para a plantação, Victor estudou vários artigos científicos sobre a canola por meio de materiais disponíveis na Embrapa. O produtor também faz parte da Associação Brasileira de Produtores da Canola, composta por produtores e mestres na pesquisa do cultivo no Brasil.

O grão produzido em Faxinal dos Guedes será entregue no município de Condói, no Paraná e é utilizado na produção de farelo para ração e óleo de cozinha.

Confira:

Deixe seu comentário