Variedade

Lance Notícias | 13/06/2021 08:53

13/06/2021 08:53

6357 visualizações

Lance no Campo: morador de Xanxerê treina border collies para serem cães de pastoreio

O cão é o melhor amigo do homem, esse ditado é antigo, mas continua valendo. Além de animal de estimação, também pode ser pastoreiro. A prática já é antiga utilizar o cão para o manejo de animais no campo, e o Border Collie é o cão mais indicado para esse trabalho. É uma raça que […]

Lance no Campo: morador de Xanxerê treina border collies para serem cães de pastoreio

O cão é o melhor amigo do homem, esse ditado é antigo, mas continua valendo. Além de animal de estimação, também pode ser pastoreiro.

A prática já é antiga utilizar o cão para o manejo de animais no campo, e o Border Collie é o cão mais indicado para esse trabalho. É uma raça que quando treinado, não late o que ajuda a não estressar o rebanho. E mostra no trabalho calma, eficiência, agilidade e muita concentração.

Mateus Danusso, morador da Linha Pesqueiro do Meio, no interior de Xanxerê, tem sete animais da raça e treina seus cães desde 2018. E conta que desde novo já se interessava pelo assunto. Brenda é um border de 3 anos, é considerada seu braço direito e atende os comandos do Mateus com todo foco.

A postura, o olhar firme e controlador, o rabo baixo, não late, tem total controle sob o rebanho. Mateus primeiro ensina a direção, depois dá nome as direções, além do comando de voz, usam o assobio para identificar a intensidade do caminhar.

O adestramento é uma prática que requer paciência conhecimento, e é claro, muito amor pelos animais.

Hoje existem vários campeonatos para cães pastoreiros e Mateus conta que pretende se especializar cada vez mais nessa área!

Confira:

Deixe seu comentário