Lance Notícias | 03/10/2021 09:00

03/10/2021 09:00

4928 visualizações

Lance no Campo: jovens garantem formação técnica gratuita em escola no interior de Xaxim

As lições têm o direcionamento certo para os mais de 20 alunos matriculados na Casa Familiar Rural de Xaxim. A maior parte deles é de filhos de agricultores da região, meninos e meninas que já ajudam as famílias no campo e que buscam uma especialização.  Os trabalhos são realizados no local há mais de 20 […]

Lance no Campo: jovens garantem formação técnica gratuita em escola no interior de Xaxim

As lições têm o direcionamento certo para os mais de 20 alunos matriculados na Casa Familiar Rural de Xaxim. A maior parte deles é de filhos de agricultores da região, meninos e meninas que já ajudam as famílias no campo e que buscam uma especialização. 

Os trabalhos são realizados no local há mais de 20 anos e são voltados aos jovens que também tenham afinidade com o meio rural. A sede da casa fica na Linha Pilão de Pedra, interior do município. 

Na Casa Familiar Rural os jovens recebem formação diferenciada que os prepara para a sucessão familiar nas propriedades rurais, ou por opção do jovem, para o mercado de trabalho nas diferentes áreas do conhecimento agrícola e animal.

O ensino oferecido pela Casa Familiar Rural é na forma da Pedagogia da Alternância, onde os jovens permanecem uma semana na escola em Regime de Internato e outra semana em suas propriedades ou residências, articulando a teoria à prática. Dentro da área técnica, a cada semana é trabalhado um tema central diferente, observando a realidade da região e o calendário agrícola.

 São abertas anualmente cerca de 20 a 30 vagas. Para estudar no local, não há custos. O aluno precisa contribuir apenas com um valor simbólico para completar a alimentação, isso na semana em que permanece na escola. 

Deixe seu comentário