Comunidade

Lance Notícias | 20/06/2021 08:28

20/06/2021 08:28

6397 visualizações

Lance no Campo: com 35 hectares plantados, família Scheibel se destaca na produção de laranjas

A produção de laranjas tornou-se uma das mais importantes culturas agrícolas no Brasil. O país detém 50% da produção mundial de suco de laranja e exporta 98% do que produz. O suco de laranja é a bebida à base de frutas mais consumida no mundo, com 35% de participação entre todos os sucos. Na região […]

Lance no Campo: com 35 hectares plantados, família Scheibel se destaca na produção de laranjas

A produção de laranjas tornou-se uma das mais importantes culturas agrícolas no Brasil. O país detém 50% da produção mundial de suco de laranja e exporta 98% do que produz. O suco de laranja é a bebida à base de frutas mais consumida no mundo, com 35% de participação entre todos os sucos.

Na região Oeste de Santa Catarina, o destaque vai para a família Scheibel. Na propriedade, localizada na Linha Monte Belo, interior de Xaxim, são 35 hectares utilizados para a produção da fruta. O plantio iniciou em 1990 quando a família recebeu incentivo de uma cooperativa. Na época, foram plantadas 500 mudas e com o passar dos anos, a produção foi aumentando.

Em 2015, a família enfrentou um novo desafio. O esposo de Odete, que era o responsável pelo pomar, sofreu um AVC, não resistiu e faleceu. Com isso, o empreendimento sofreu uma reestruturação. Os filhos de Odete precisaram voltar para o campo. Letícia, residia em Xanxerê e possuía um comércio, já Marcos era jogador de futebol e estava em São Paulo, mas não viriam empecilhos para ficar ao lado da mãe e manter o cultivo que já era referência na região.

Para a colheita da laranja, a família conta com ajuda de outras pessoas. O trabalho é todo manual e feito diariamente. No pomar, são 12 variedades e os cuidados também são diários. As frutas colhidas aqui abastecem diversos supermercados, principalmente de Chapecó.

Depois de colhida, a laranja é encaminhada para a unidade de beneficamente, onde sai pronta para a venda. Além da fruta, a família também produz o suco da laranja. Essa alternativa surgiu com o apoio da Feira da Agricultura Familiar.

Neste ano, as condições climáticas fizeram com a produção baixasse, mas conforme a família, em um ano normal de produção são colhidas de 400 a 500 toneladas de laranjas.

Deixe seu comentário