Comunidade

Lance Notícias | 09/05/2021 08:23

09/05/2021 08:23

5182 visualizações

Lance no Campo: casal de agricultores é destaque na produção de aipim

Aipim, mandioca, macaxeira. Os nomes são diversos. A raiz é nativa da América do Sul e o cultivo se dá no Brasil todo. Em Xanxerê, na Linha Pesqueiro do Meio a família Mazzucatto investiu em uma agroindústria de beneficiamento de aipim. A opção de plantar o aipim veio justamente para aproveitar área de terra. No […]

Lance no Campo: casal de agricultores é destaque na produção de aipim

Aipim, mandioca, macaxeira. Os nomes são diversos. A raiz é nativa da América do Sul e o cultivo se dá no Brasil todo. Em Xanxerê, na Linha Pesqueiro do Meio a família Mazzucatto investiu em uma agroindústria de beneficiamento de aipim.

A opção de plantar o aipim veio justamente para aproveitar área de terra. No começo, a plantação era de 100 pés de aipim e a cada ano a lavoura crescia um pouco. Hoje o casal tem mais de 15 mil pés plantados.

A agroindústria da família, com cerca de 60 metros quadrados, conta com uma máquina de pré-limpeza do produto, que chega a lavar cerca de 180 quilos de aipim em 15 minutos. O empreendimento tem uma sala reservada para a retirada da casca e limpeza do produto e outra somente para embalagem e rotulagem. No final do processo, o aipim pronto para a venda vai para a câmara fria, que tem capacidade de armazenamento de 8 mil quilos.

A Epagri incentiva a implantação das agroindústrias e participa desse processo na capacitação dos produtores, na busca pela melhoria da produção e na estruturação dos empreendimentos.

Deixe seu comentário