Educação

Natan Lucas Canal | 10/05/2022 14:15

10/05/2022 14:15

4836 visualizações

Inscrições estão abertas para o Enem 2022. Participe!

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022, estão abertas a partir desta terça-feira (10), para as versões digital e impressa. As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 21, única e exclusivamente pela internet, na página do participante. As provas estão marcadas para os dias 13 e 20 de novembro. […]

Inscrições estão abertas para o Enem 2022. Participe!

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022, estão abertas a partir desta terça-feira (10), para as versões digital e impressa. As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 21, única e exclusivamente pela internet, na página do participante. As provas estão marcadas para os dias 13 e 20 de novembro.

Este ano conta com algumas novidades, pela primeira vez a taxa de inscrição pode ser paga através do cartão de crédito ou pix. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e o período para efetuar o pagamento se encerra em 27 de maio. É o quarto ano consecutivo sem o ajuste no valor.

Além do pix e cartão de crédito, o pagamento poderá ser realizado também por meio do boleto bancário, que será gerado na página do participante e deve ser pagos pelos não isentos em qualquer banco, casa lotérica, aplicativo bancário ou agência dos correios. A inscrição e a participação no exame, só estará garantida após a confirmação do pagamento da taxa.

Todos os participantes devem ficar atentos, pois a aprovação dos pedidos de isenção, não garante a inscrição no exame. Interessados em participar no Enem 2022, isentos ou não, devem realizar a inscrição.

As solicitações de atendimento especializado também deverão ser feitas por meio da página do participante, no mesmo período das inscrições. O resultado sairá dia sete de junho, data onde se inicia a apresentação de recurso.

Outra novidade para desta edição é que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e o RG Digital, como sendo documentos válidos para identificação do participante. Capturas de tela não serão aceitas.

Enem Digital

Não será permitido ao participante realizar a prova em computador particular, o mesmo deve comparecer ao local de prova determinado pelo Inep. Após concluir a inscrição o candidato não poderá alterá-la. Serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes que optarem por esta opção.

Quem pode fazer o Enem

Podem realizar o exame todos aqueles que já concluíram o ensino médio ou estão concluindo essa etapa. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio, podem participar como “treineiros”, sendo que o resultado serve apenas para auto avaliação de conhecimento.

Uma aplicação será realizada também para pessoas privadas de liberdade. O Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade.

Como é a prova

A prova é composta por 180 questões objetivas, sendo distribuídas em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e duas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Os participantes devem redigir uma redação dissertativo-argumentativa a partir de uma situação-problema.

A abertura dos portões ocorre às 12h e fechamento às 13h, de acordo com o horário de Brasília. A duração da prova será de 5h30, contadas a partir da autorização do chefe de sala.

Os gabaritos serão divulgados pelo Inep no portal, com até três dias uteis, após o último dia da aplicação das provas.

Acesse o portal do estudante, clicando AQUI.

Deixe seu comentário