Educação

| 25/06/2022 13:50

25/06/2022 13:50

6064 visualizações

Governo Federal corta orçamento do Instituto Federal

Nos meses de maio e junho, o Governo Federal anunciou um bloqueio e um corte no orçamento de 2022 dos 38 Institutos Federais e de outras instituições educacionais espalhadas pelo país. Hoje, foi anunciado que parte do bloqueio virou corte definitivo. Em contato com a assistente em Administração Corina Maschio, ela afirma que o corte […]

Governo Federal corta orçamento do Instituto Federal

Nos meses de maio e junho, o Governo Federal anunciou um bloqueio e um corte no orçamento de 2022 dos 38 Institutos Federais e de outras instituições educacionais espalhadas pelo país. Hoje, foi anunciado que parte do bloqueio virou corte definitivo.

Em contato com a assistente em Administração Corina Maschio, ela afirma que o corte representou para o campus Xanxerê foi uma diminuição de R$ 147.804,00 no orçamento anual e que em conversa com o “Departamento de Administração” para averiguar de onde (projeto, área…) seria retirado esse valor, Corina recebeu o seguinte posicionamento:

— A tentativa será de não cortar nada, mas diminuir valores em cada área/projeto, se possível. Mantendo o essencial, se possível — fala.

Entretanto, Corina diz não saber se isso será possível, todos estamos acompanhando o desenvolvimento da inflação que só aumenta.

— Recentemente o nosso chefe do Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão comentou que o acervo da nossa biblioteca está bastante defasado em virtude dos novos cursos do campus. A aquisição de livros já é um processo complexo, pois o recurso é retirado do montante para investimento e não do montante para consumo. O que vem destinado para investimento reduziu muito e reduz cada vez mais. E agora, com esses cortes, não consigo imaginar como vamos conseguir adquirir os livros necessário para atender a bibliografia mínima exigida nos projetos de curso — relata.

A mesma destaca, que a redução dos projetos de extensão prejudica a comunidade, que é a beneficiária desses projetos. Novamente, o impacto social do IFSC diminui, o desenvolvimento regional que deveriam proporcionar.

 

Deixe seu comentário