Esporte

Natan Lucas Canal | 09/06/2022 11:50

09/06/2022 11:50

11729 visualizações

Faxinalense vira destaque após dez anos atuando como árbitra

A arbitragem feminina, assim como o futebol feminino, vem de uma história de luta, preconceito, determinação. O mundo do futebol segue, em sua maior parte sendo comandado por homens e aos poucos, as mulheres estão se impondo e colocando suas visões nesse meio. Essa é a história da faxinalense Deise Bellaver, de 33 anos, professora […]

Faxinalense vira destaque após dez anos atuando como árbitra

A arbitragem feminina, assim como o futebol feminino, vem de uma história de luta, preconceito, determinação. O mundo do futebol segue, em sua maior parte sendo comandado por homens e aos poucos, as mulheres estão se impondo e colocando suas visões nesse meio.

Essa é a história da faxinalense Deise Bellaver, de 33 anos, professora de Educação Física e Árbitra Assistente da Liga Chapecoense de Futebol, Árbitra Assistente da Federação Catarinense de futebol desde 2013 e Árbitra Assistente da Confederação Brasileira de Futebol desde 2015, somando assim, mais de 10 anos de experiência.

Deise foi atleta profissional de Futsal e Futebol de campo, mas devido algumas lesões precisou se afastar das quadras e do gramado. Então surgiu a arbitragem, que foi onde ela encontrou motivação para estar respirando e vivendo o esporte novamente.

— Sempre tive o apoio da minha família e isso foi e continua sendo fundamental nessa trajetória. O desafio é diário em relação aos treinamentos, estudos e trabalho, mas é sempre recompensador. Exige disciplina, determinação, resiliência e não basta apenas gostar, é preciso amar — destaca.

O mundo do futebol vem em uma constante evolução, a mulher pela sua meritocracia vem conquistando seu espaço e ganhando suas oportunidades driblando as dificuldades que surgem todos os dias, elegendo prioridades como treinamentos diários, acompanhamento com personal trainer, nutricionista, pilar mental , repouso e principalmente o seu comprometimento consigo mesmo.

— Nosso comprometimento com nós mesmo é fundamental, pois nem todos os dias você estará motivado mas precisará estar disciplinado — cita.

Deise fala que a vida ela é feita de muitos desafios, mas o sucesso é construído com um degrau por dia.

— As metas são suas, os desafios são seus, o foco é você quem direciona, as críticas fazem parte e a maneira de como lidar com elas te tornam empoderada — frisa.

De acordo com ela, o sucesso é a soma dos resultados da sua dedicação, da sua busca pela excelência e dos momentos desafiadores que surgem no meio do caminho.

— Acontecerá muitas situações que irão lhe desmotivar, testar sua fé, sua capacidade, mas uma coisa é certa, você pode chegar e estar onde quiser. Sou grata a Deus por tudo — finaliza.

Deixe seu comentário