Animais

Lance Notícias | 13/10/2021 10:36

13/10/2021 10:36

26172 visualizações

Faxinal dos Guedes vai ofertar castração gratuita para cães e gatos

O município de Faxinal dos Guedes divulgou um edital de licitação com o objetivo de contratar uma empresa para realizar o serviço de castração de cães e gatos. Conforme o edital divulgado, o descontrole populacional de cães e gatos traz diversos malefícios para a saúde de animais e seres humanos, já que a quantidade de […]

Faxinal dos Guedes vai ofertar castração gratuita para cães e gatos

O município de Faxinal dos Guedes divulgou um edital de licitação com o objetivo de contratar uma empresa para realizar o serviço de castração de cães e gatos. Conforme o edital divulgado, o descontrole populacional de cães e gatos traz diversos malefícios para a saúde de animais e seres humanos, já que a quantidade de animais errantes aumenta a cada dia.

A ação visa a redução da proliferação de animais considerados domiciliados, semi-domiciliados e em situação de rua, por meio do controle de natalidade, mediante castração. Ainda segundo o edital, de igual forma, tal controle populacional de animais em situação precária faz com que, consequentemente, previnam-se maus-tratos, zoonoses e atropelamentos de animais soltos ou abandonados em vias públicas.

O secretário de Saúde, Flademir Cadore explica que mais detalhes de como os interessados poderão fazer o cadastro serão divulgados em breve, após a contratação da empresa.

Especificações do serviço

De início, serão priorizadas as fêmeas sem raça definida, principalmente as em risco de prenhes, visto que a esterilização da fêmea é preventiva, usada para evitar procriações e algumas doenças, em contrapartida à castração do macho é curativa. A clínica credenciada em conjunto com a Secretaria de Saúde definirá os dias e horários, bem como a quantidade de animal/dia a serem disponibilizados para o programa de castração. Na data agendada para o procedimento cirúrgico, o animal será encaminhado à clínica pelo dono, em caso de animal em situação de rua, a Prefeitura realizará o transporte. Após a cirurgia, os animais que possuírem proprietários serão entregues para os cuidados necessários em sua residência, sendo responsáveis nos cuidados pós-operatórios, medicação e observação dos pontos cirúrgicos ou algum sintoma, conforme instrução médica que será entregue. Já os animais em situação de rua permanecerão na clínica até estarem devidamente recuperados.

Deixe seu comentário