Educação

Lance Notícias | 19/03/2021 10:14

19/03/2021 10:14

6740 visualizações

Educação participa de palestra sobre Planos de Contingência e volta às aulas

A equipe da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com outros municípios de toda região Amai participaram nesta quarta-feira (17), de uma palestra com o Coordenador Regional da Defesa Civil Estadual em Xanxerê, Luciano Peri, sobre os Planos de Contingências da Educação (PLANCON-EDU) e os desafios para a volta às aulas. O evento, que aconteceu de […]

Educação participa de palestra sobre Planos de Contingência e volta às aulas Foto: Divulgação

A equipe da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com outros municípios de toda região Amai participaram nesta quarta-feira (17), de uma palestra com o Coordenador Regional da Defesa Civil Estadual em Xanxerê, Luciano Peri, sobre os Planos de Contingências da Educação (PLANCON-EDU) e os desafios para a volta às aulas.

O evento, que aconteceu de forma on-line, pelo Youtube, foi promovido pela Amai juntamente com Defesa Civil e Colegiado de Educação da Associação, com a condução da coordenadora de formação e eventos, Fernanda Bertotto.  Participaram também, profissionais da Secretaria de Educação do Município de Canoinhas, que trouxeram sua experiência de volta às aulas na educação infantil e ensino fundamental, que já ocorre há mais de 15 dias.

Segundo Fernanda, o evento teve intuito de preparar as equipes para o retorno às aulas, repassando informações importantes sobre os Planos de Contingencia elaborados em 2020 e revisados pelas escolas em janeiro deste ano. A elaboração dos Planos tem o objetivo de reforçar a segurança, não só dos alunos, mas de toda equipe escolar e familiar, no retorno ao ambiente escolar.

Durante a palestra, Luciano Peri, destacou que os planos foram elaborados para que as instituições e organizações saibam o que fazer em uma situação de emergência, e de forma tenham melhor resposta, diminuindo, assim, os impactos e riscos.

– Para ter sucesso é necessário à participação de todos e articulação entre as instituições. Por isso a importância da formação conjunta. Para tornar a ação eficaz e eficiente – comenta Peri.

O Plano Estadual de Contingência foi o primeiro passo, após, foram elaborados os Planos municipais e posteriormente nas escolas. A partir deles foram definidos Planos de Ações através das diretrizes da volta às aulas, com regras sobre como deve ser feito o retorno às aulas de forma segura, em todas as áreas envolvidas, seja transporte, pedagógico, financeiro, educacional.

Peri reforça que o passo agora é para que cada escola estude seu Plano e leve ao conhecimento de toda equipe e familiares, para que seja colocado em prática.

 

Deixe seu comentário