Comunidade

Lance Notícias | 20/01/2021 18:33

20/01/2021 18:33

14169 visualizações

Dia do Farmacêutico: empresário de Faxinal dos Guedes destaca desafios da profissão

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico, alusivo à data, o Lance Faxinal conta a história do empresário de Faxinal dos Guedes, Mauro Cezar Landvoigt. Com vasta experiência no ramo, atualmente ele é proprietário de uma farmácia de também de um laboratório. Para a escolha da profissão, Mauro contou com incentivo […]

Dia do Farmacêutico: empresário de Faxinal dos Guedes destaca desafios da profissão Foto: Arquivo Pessoal

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico, alusivo à data, o Lance Faxinal conta a história do empresário de Faxinal dos Guedes, Mauro Cezar Landvoigt. Com vasta experiência no ramo, atualmente ele é proprietário de uma farmácia de também de um laboratório.

Para a escolha da profissão, Mauro contou com incentivo de seus avós e pais que lhe ensinaram que o estudo é primordial na vida de uma pessoa. Sendo assim, ele investiu na área e até mesmo em cursos e obteve o êxito.

– Muito antes de decidir a profissão eu tive uma influência muito forte dos meus pais e avós, sobre a questão de ter uma formação. No período em que eles viveram perderam as propriedades por conta de uma barragem no Rio Grande do Sul. Eles tinham com eles de que a única coisa que não se tira de uma pessoa é o conhecimento. Com isso, eu tinha a certeza que teria uma faculdade, sabia das minhas limitações, mas sempre fui incentivado. Com o passar do tempo, foi para Pelotas (RS) fazer um preparatório, onde foram me apresentadas as profissões e foi aí que optei por Farmácia – comenta.

Ao conhecer mais sobre o curso, Mauro se apaixonou ainda mais pela escolha e atualmente se diz realizado.

– Quando foi me apresentado eu fiquei sabendo de todas as possibilidades que eu poderia trabalhar. Eu tinha em mim a vontade de trabalhar com saúde, então, quando conheci foi o que mais me atraiu. Apesar de que meu pai tinha o desejo de um filho cursar direito, mas ele nunca interferiu nas escolhas minhas e de meus irmãos. Hoje me sinto realizado, amo o que faço e já percorri por vários setores da profissão – destaca.

Foi um longo caminho até empreender e abrir os próprios negócios, mas o morador de Faxinal dos Guedes diz que tudo isso lhe proporcionou uma experiência incalculável.

– Logo que me formei iniciei trabalhando com banco de sangue, onde o farmacêutico bioquímico trabalha com as coletas e testes. Em seguida, passei a trabalhar em drogaria e análises clinicas. Depois trabalhei no Hospital Regional São Paulo e em uma farmácia. Ali tive uma enorme experiência nas análises clínicas. Um ano se passou e surgiu a oportunidade de um trabalhar na Gerência do Estado de Santa Catarina, como farmacêutico, para atendimento da população da região da Amai. Além disso, tive a oportunidade de conhecer os municípios trabalhando junto a Amai, auxiliando no desenvolvimento de alguns projetos. Depois de quase dois anos, passei a trabalhar em uma farmácia de manipulação. Depois de formado, realizei uma especialização em análises clínicas. Neste momento, passei a morar em Faxinal dos Guedes, onde adquiri uma farmácia e estruturei meu laboratório. Neste intervalo realizei mestrado, onde eu tive o contato com a parte da pesquisa e técnica científica – frisa.

Atualmente, o maior presente que ele receberá é a vacina contra a Covid-19, já que está atuando na linha de frente desde o início da pandemia.

– O presente de hoje será realizar a vacina da Covid, pois estou na linha de frente ao combate da Covid, a maior conquista farmacêutica atual, claro que adquirida com esforços mútuos de outros profissionais – conclui.

Deixe seu comentário