Clima

Lance Notícias | 29/05/2021 15:34

29/05/2021 15:34

9350 visualizações

Destruição em SC foi causada por tornado ou microexplosão, analisam meteorologistas

O que causou destruição no município de Campos Novos, no Meio-Oeste de Santa Catarina, foi um possível tornado ou microexplosão. O município registrou cerca de 60 destelhamentos até a manhã deste sábado (29). A avaliação é dos meteorologistas Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho. Segundo Scheuer, houve uma possível formação de um tornado ou microexplosão na […]

Destruição em SC foi causada por tornado ou microexplosão, analisam meteorologistas Fotos: Defesa Civil

O que causou destruição no município de Campos Novos, no Meio-Oeste de Santa Catarina, foi um possível tornado ou microexplosão. O município registrou cerca de 60 destelhamentos até a manhã deste sábado (29). A avaliação é dos meteorologistas Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho.

Segundo Scheuer, houve uma possível formação de um tornado ou microexplosão na cidade de Campos Novos, onde teve destruição em massa.

– Ainda é preciso ser analisado o fenômeno de mesoescala, ou seja, qual a intensidade desse tornado, mas estima-se que os ventos tenham passado dos 150 km/h em algumas áreas ­- analisa.

De acordo com ele, na noite desta sexta-feira (28) duas supercélulas severas tangenciaram a região de Guatambu. Caso as duas passassem poderíamos ter transtornos generalizados em Chapecó e região.

– Em Guatambu e Chapecó os ventos chegaram a 78 km/h – acrescenta.

Com os estragos, se confirmou o alerta de tempestades feito pelos meteorologistas Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho, emitido ainda terça-feira (25), 72 horas antes do fenômeno.

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que está elaborando uma nota preliminar que deve ser divulgada na tarde deste sábado. Já a Epagri informou que fará a avaliação sobre o fenômeno climático na segunda-feira (31).

Informações ND+

Deixe seu comentário