Comunidade

Lance Notícias | 15/09/2021 09:02

15/09/2021 09:02

8315 visualizações

Defesa Civil confirma que tornado foi registrado em município do Oeste

Entre a noite de segunda-feira (13) e madrugada de terça-feira (14), a passagem de uma frente fria, combinada com o escoamento de umidade e presença de instabilidade provocaram tempestades severas no estado de Santa Catarina. Foram relatados eventos de granizo, chuva forte e rajadas intensas de vento e ocorrências como alagamentos e destelhamentos, principalmente nas […]

Defesa Civil confirma que tornado foi registrado em município do Oeste Fotos: divulgação/Piter Scheuer

Entre a noite de segunda-feira (13) e madrugada de terça-feira (14), a passagem de uma frente fria, combinada com o escoamento de umidade e presença de instabilidade provocaram tempestades severas no estado de Santa Catarina.

Foram relatados eventos de granizo, chuva forte e rajadas intensas de vento e ocorrências como alagamentos e destelhamentos, principalmente nas regiões Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste. Os municípios mais afetados durante a noite e madrugada foram Itá, Concórdia, Joaçaba, Chapecó e Guatambu, onde foram registradas intensas rajadas de vento que ocasionaram destelhamentos e destruição de edificações.

A Defesa Civil classificou o evento ocorrido em Guatambu, às 23h, como tornado. Nas imagens de radar é possível notar o deslocamento de uma supercélula, com características tornádicas, entre às 22h50min e 23h15min, sobre o município de Guatambu e vizinhanças. Em sua assinatura, a célula apresenta um gancho, notado no campo de refletividade, bem como uma rotação, indicada pela presença de mesociclones no produto de Indicativo de Tempestade Severa (SWI) do Radar Meteorológico de Chapecó.

Deixe seu comentário