Clima

Lance Notícias | 05/09/2020 10:15

05/09/2020 10:15

6931 visualizações

Defesa Civil amplia o uso de drones em todo estado de Santa Catarina

Durante esta semana os coordenadores regionais da Defesa Civil de Santa Catarina foram capacitados para a operação de aeronaves remotamente controladas (RPA – drones). O objetivo é preparar os profissionais para o emprego dos equipamentos em atividades de proteção e defesa civil como busca aérea, vistoria de estruturas e encostas, além de outras situações. Após […]

Defesa Civil amplia o uso de drones em todo estado de Santa Catarina Foto: Defesa Civil de Santa Catarina

Durante esta semana os coordenadores regionais da Defesa Civil de Santa Catarina foram capacitados para a operação de aeronaves remotamente controladas (RPA – drones). O objetivo é preparar os profissionais para o emprego dos equipamentos em atividades de proteção e defesa civil como busca aérea, vistoria de estruturas e encostas, além de outras situações. Após a finalização do curso cada uma das 20 coordenadorias e a gerência de produtos perigosos da DCSC vai receber um kit composto pela aeronave, controlador remoto e quatro baterias, o que possibilita o funcionamento durante um longo período.

O curso foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, garantindo a padronização de procedimentos e a possibilidade dos profissionais atuarem em ações de forma conjunta.

– Estamos implementando novas tecnologias na atividade de defesa civil para ampliar os resultados –  comentou o chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Júnior. Ele destacou que o equipamento possui uma gama variada de possibilidades de uso e vai agilizar o trabalho desenvolvido em campo.

– As RPAs serão empregadas em casos que envolvam produtos perigosos, como acidentes e vazamentos, além de incêndios florestais. João Batista completou que outra vantagem dos drones em relação às aeronaves convencionais diz respeito ao custo operacional – finalizou.

Os equipamentos serão ferramentas importantes em ações de prevenção, mitigação, resposta e reconstrução, antes, durante e após eventos adversos. O uso desta tecnologia possibilita a identificação de vulnerabilidades para basear medidas de proteção e de contingência apoiando a busca da resiliência. Um exemplo foi o trabalho realizado pela DCSC na Serra do Rio do Rastro onde foram identificados 25 pontos com risco de escorregamento. As informações coletadas pelos técnicos da DCSC com o uso de drones basearam o Plano de Trabalho que resultou o repasse de R$ 21 milhões pelo Governo Federal para obras de contenção que estão sendo executadas.

De acordo com o diretor de educação da DCSC, Alexandre Corrêa Dutra, o curso presencial, que foi autorizado com implementações de medidas de segurança sanitária definidas pelo Comitê de Emergência em Saúde (COES/SES), teve a duração de uma semana e foi posterior a etapa na modalidade à distância que proporcionou o nivelamento teórico entre os participantes. “Além da operação do equipamento estão sendo repassadas as normas aeronáuticas que regulamentam a operação de RPA no Brasil, como a habilitação dos operadores, certificação dos equipamentos e autorização do uso do espaço aéreo pelos órgãos públicos”, finalizou Corrêa.

As RPAs foram adquiridas com o convênio com o Ministério Público, através do projeto apresentado para o Fundo para Reconstrução de Bens Lesados.

Deixe seu comentário