Sem categoria

Lance Notícias | 22/03/2020 14:08

22/03/2020 14:08

8169 visualizações

Covid-19: saiba como cuidar dos animais neste período de quarentena

Estamos enfrentando uma pandemia do Covid-19, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) emitiu um manifesto, onde destacou a necessidade de cautela nas decisões e a importância do papel do médico-veterinário como parte integrante do Sistema de Saúde Única, que envolve o ser humano, os animais e o meio ambiente. Da mesma forma a Organização […]

Covid-19: saiba como cuidar dos animais neste período de quarentena Foto: divulgação

Estamos enfrentando uma pandemia do Covid-19, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) emitiu um manifesto, onde destacou a necessidade de cautela nas decisões e a importância do papel do médico-veterinário como parte integrante do Sistema de Saúde Única, que envolve o ser humano, os animais e o meio ambiente.

Da mesma forma a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Associação Mundial de Veterinária (WVA) emitiram notas em que defendem os serviços veterinários e de nutrição animal, como sendo essenciais para a saúde pública, especialmente na prevenção de doenças, no gerenciamento de emergências e enfretamento de pandemias, como a que estamos enfrentando.

A partir disso e com a autorização dos governos estaduais, reforça-se que, até segunda ordem, os médicos veterinários podem cumprir seu papel como profissionais de saúde e atender em clínicas e hospitais veterinários, com algumas ressalvas que devem ser consideradas.

Clique aqui para saber quais são.

Vagner Ribeiro, zootecnista em Xanxerê, contou ao Lance Notícias que, para auxiliar a esclarecer dúvidas gerais, tanto da comunidade, quanto dos tutores, o CFMV divulgou algumas orientações.

– A principal delas, é sobre a transmissão do Covid-19 pelos animais. Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que, até o momento, não há evidência significativa de que animais de estimação possam ficar doentes ou transmitir o coronavírus – disse.

De qualquer forma, a recomendação é de que pessoas infectadas evitem o contato com seus cães e gatos e também façam quarentena de convivência com eles. Nesse momento de incertezas, todo cuidado faz a diferença para evitar o contágio.

Mas vale lembrar que o abandono de animais é inaceitável, pois além de indefesos não há ainda relação de transmissão do Covid-19 por animais.

– Os animais mais do que nunca precisam de ajuda, com a diminuição de pessoas nas ruas não vai ter comida a disponível, então temos que ter mais cuidados com eles – comenta Vagner.

Reforça-se neste momento, também a necessidade de que as pessoas pratiquem a guarda responsável, cuidem da saúde dos seus pets e mantenham as medidas necessárias para evitar a propagação de doenças.

Deixe seu comentário