Faxinal dos Guedes

Lance Notícias | 02/06/2021 13:42

02/06/2021 13:42

13256 visualizações

Covid-19: novas restrições são adotadas em Faxinal dos Guedes

A Assembleia de prefeitos da Amai realizada de forma extraordinária na tarde de terça-feira (01), definiu novas medidas a serem executadas em toda região, a partir do meio-dia desta quarta-feira (2). A assembleia foi coordenada pelo presidente da Amai e prefeito de Faxinal dos Guedes, Gilberto Lazzari e contou com a participação do coordenador regional […]

Covid-19: novas restrições são adotadas em Faxinal dos Guedes Foto: Divulgação

A Assembleia de prefeitos da Amai realizada de forma extraordinária na tarde de terça-feira (01), definiu novas medidas a serem executadas em toda região, a partir do meio-dia desta quarta-feira (2).

A assembleia foi coordenada pelo presidente da Amai e prefeito de Faxinal dos Guedes, Gilberto Lazzari e contou com a participação do coordenador regional da Defesa Civil da região Oeste, Luciano Peri e do diretor administrativo do HRSP, Fábio Lunkes.

O tema central foi a elaboração de novas medidas de enfrentamento à Covid-19, devido a elevação dos casos que novamente ocorreram na região e a projeção de um cenário ainda pior, se não forem realizadas algumas restrições.

Luciano Peri apresentou aos prefeitos a projeção e dados coletados pela missão Chronos, que coleta dados completos em relação ao coronavírus e retrata a realidade da região e municípios, assim como é possível se fazer projeções, analisando os resultados atuais.

Segundo relatório, os casos ativos de Covid-19 registraram aumento de 24,66% e a curva novamente está subindo. Necessitando atenção especial e medidas de contenção. Já são mais de 1.000 novos casos nos últimos 15 dias na região. Média de mais de 70 novos casos diariamente. Estamos com quase 700 casos ativos na região.

Fábio também apresentou a realidade do HRSP em relação à ocupação, que segue em alerta, devido à grande procura. Não há leitos de enfermaria disponíveis e as UTIs estão quase 100% ocupadas. São 20 leitos de UTI no hospital com média de ocupação de 14 dias, tornando ainda mais escassas as vagas. Já são mais de 1.000 novos casos nos últimos 15 dias na região. Média de mais de 70 novos casos diariamente. Estamos com quase 700 casos ativos na região.

A fim de mitigar os efeitos do coronavírus e barrar a alta crescente de novos casos confirmados e ativos, foi deliberado em reunião a elaboração de um decreto pela AMAI, que foi encaminhado aos municípios para apreciação. Decreto passa a valer a partir do meio-dia desta quarta-feira (2), e segue em vigor até dia 9 de junho.

 

Entre as principais medidas que serão adotadas em toda região da Amai estão:

– Proibição da comercialização de bebidas alcoólicas por qualquer estabelecimento, independentemente de horário;

– Restrição de circulação de pessoas das 22h às 6h;

– Proibição de prática esportiva coletiva, inclusive eventos e competições esportivas organizados pelo Poder Público ou pela iniciativa privada.

Também estão suspensos até dia 9 de junho:

– Atividades em Casas noturnas, shows, espetáculos, teatros, museus e afins;

– Eventos sociais de qualquer natureza (casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, batizados, festas infantis e afins);

– Confraternizações familiares, independentemente do número de pessoas, exceto entre os residentes no local;

– Concentração e permanência de pessoas em parques, praças, vias públicas, pátio de postos de combustíveis e demais espaços onde há risco potencial de ocorrer aglomerações;

– A utilização de salões de festas e demais espaços de uso coletivo em condomínios e prédios privados.

Deixe seu comentário