Animais

Lance Notícias | 29/12/2020 15:25

29/12/2020 15:25

7174 visualizações

Confirmada primeira morte de macaco-prego por febre amarela na região

O Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde recebeu, por volta das 18h30 da segunda-feira (28), o resultado de dois exames feitos em macacos encontrados mortos no interior de Abelardo Luz. Um deles teve laudo negativo e um deu epizootia positiva, confirmando assim a primeira morte de macaco-prego por febre amarela no município. […]

Confirmada primeira morte de macaco-prego por febre amarela na região Foto: Regional de Saúde de Xanxerê

O Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde recebeu, por volta das 18h30 da segunda-feira (28), o resultado de dois exames feitos em macacos encontrados mortos no interior de Abelardo Luz. Um deles teve laudo negativo e um deu epizootia positiva, confirmando assim a primeira morte de macaco-prego por febre amarela no município.

Em contato com a enfermeira da Gerência de Saúde de Xanxerê, Elisandra Schoenardie, os exames divulgados são resultados da coleta de vísceras dos macacos realizadas durante o mês de novembro deste ano. Trata-se de um bugio.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda que é transmitida por mosquitos e não pelos macacos. Quando um animal morre por causa da doença, existe a indicação de que na região existem insetos infectados com o vírus. Por isso, os exames são feitos e os cuidados devem ser redobrados.

Os sintomas da febre amarela são febre, calafrios, dor intensa de cabeça, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômitos, fraqueza, dor abdominal, icterícia (pele amarelada).

Deixe seu comentário