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Caixa enviará informações para beneficiários do auxílio emergencial via Whatsapp

Banco passará a enviar mensagens informativas e impessoais com dados do programa

Patrícia Silva | Comunidade | 16/07/2021 13:38
Caixa enviará informações para beneficiários do auxílio emergencial via Whatsapp
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Em uma parceria inédita no país, a Caixa passará a enviar informações para os beneficiários do Auxílio Emergencial por meio de uma conta oficial e verificada no WhatsApp. Desenvolvido gratuitamente para a Caixa, o canal será utilizado para informar os beneficiários sobre a disponibilidade da assistência e liberação para saque em dinheiro, entre outros. As mensagens enviadas terão caráter informativo e impessoal, contendo, por exemplo, a data dos calendários de crédito e saque do benefício.

As mensagens serão enviadas exclusivamente pelo número 0800 726 0207, o CAIXA Cidadão. Apenas os beneficiários com o celular cadastrado no CAIXA Tem receberão as mensagens. O envio será feito de maneira escalonada e somente após a aceitação dos beneficiários para receber as informações por meio deste canal. O conteúdo será enviado regularmente aos que aceitarem o serviço.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, destaca a importância da parceria e como ela favorece a política de crédito do banco para pessoas que, hoje, não têm acesso a uma taxa de juros justa no mercado bancário.

– A parceria com o Whatsapp vai melhorar o fluxo de informação para os beneficiários do Auxílio Emergencial e demais programas sociais do governo federal. Este novo serviço também vai ser muito importante para a estratégia da Caixa de oferecer microcrédito para os clientes das contas Poupança Digital, que terão condições de obter recursos com uma taxa de juros reduzida, que será a menor do Brasil em microcrédito – diz.

– O WhatsApp tem muito orgulho de participar de uma iniciativa pioneira e de impacto social tão significativo como essa, contribuindo ativamente para uma comunicação simples, segura e acessível com os beneficiários do Auxílio Emergencial. Em um momento tão delicado como este, é muito importante que os beneficiários evitem aglomerações e tenham informações confiáveis de forma fácil, na palma da mão – afirma Dario Durigan, Head de Políticas Públicas do WhatsApp no Facebook Brasil.

A Caixa ressalta que nenhum dado pessoal ou senha será solicitado por meio deste canal e que mantém uma página exclusiva www.caixa.gov.br/seguranca com informações sobre os principais tipos de golpes e fraudes referentes ao sistema financeiro, além de orientações sobre como os beneficiários devem proceder caso, eventualmente, sejam vítimas de um deles.

O banco também reforça que é importante que os cidadãos utilizem única e exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, como usuário de login e senha.

 

Abaixo, seguem algumas dicas de cuidados que devem ser tomados:

Verifique o selo de autenticidade do canal da Caixa no WhatsApp;

Desconfie de qualquer solicitação de dados ou informações pessoais de contatos se fazendo passar pela Caixa;

Certifique-se que o endereço do site, o aplicativo instalado no seu celular e os perfis nas redes sociais são os canais oficiais da Caixa;

Não forneça senhas ou dados de usuário em sites ou aplicativos não oficiais;

A Caixa não envia SMS nem mensagem no WhatsApp com links e só envia e-mails após autorização do cliente;

Nunca clique em links suspeitos, que podem levar à instalação de programas espiões, que ficam ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário;

Fique atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clique em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso ou desbloqueio de contas, atualização de cadastro e valores a receber;

Desconfie de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”;

Utilize sempre navegadores e antivírus atualizados;

A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página;

Use somente o teclado virtual para digitar a sua assinatura eletrônica;

A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares);

A Caixa não envia empregado ou motoboy para recolher cartões;

Fique atento ao ser abordado em redes sociais por perfis falsos se passando pela Caixa, sempre verifique se o perfil é oficial.

A parceria inédita entre Caixa e WhatsApp prevê o envio de 500 milhões de mensagens e não haverá qualquer custo para o beneficiário. O anúncio pode ser conferido no link.

 

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