Comunidade

Lance Notícias | 22/09/2021 18:36

22/09/2021 18:36

21403 visualizações

Após vencer a leucemia, jovem de Ponte Serrada inicia com a confecção de crochês

O dom vem da infância, mas o que ela nunca imaginava é que durante a fase mais “difícil” de sua vida o amor por bordar iria vir à tona. Tuane Franzon Ribak, de Ponte Serrada lutava contra a leucemia desde o dia 21 de julho de 2020, se recuperou da doença e agora celebra a […]

Após vencer a leucemia, jovem de Ponte Serrada inicia com a confecção de crochês Fotos: Arquivos Pessoais

O dom vem da infância, mas o que ela nunca imaginava é que durante a fase mais “difícil” de sua vida o amor por bordar iria vir à tona. Tuane Franzon Ribak, de Ponte Serrada lutava contra a leucemia desde o dia 21 de julho de 2020, se recuperou da doença e agora celebra a vida. A notícia da cura veio no dia 31 de dezembro de 2020.

Ela conta que aprendeu a bordar com sua mãe, que inclusive esteve ao seu lado quando a oportunidade de voltar com as atividades surgiu.

– Eu aprendi quando tinha uns 11 ou 12 anos, minha mãe ensinou, ela sempre está fazendo tricô ou crochê e incentivou eu e minha irmã aprender. Mas na época eu era muito menina e achava que era coisa de velha, não gostava de fazer. Então deixei de lado, mas nunca desaprendi. Durante o transplante de medula em Curitiba, pedi para minha mãe uma agulha e linha, ela tinha junto por que enquanto ela me cuidava ela tricotava, fiz um jogo de sousplat, mas enjoei e não quis mais fazer. Mas faz em torno de um mês e meio que voltei a fazer, senti vontade e estou fazendo, recebi vários pedidos e estou bem animada fazendo – comenta.

Para a jovem, a alternativa ajuda no controle da ansiedade e nada é empecilho para a produção dos itens.

– Essa atividade me ajuda bastante em relação a ansiedade, é uma terapia literalmente. Tudo que faço é por encomenda. Hoje faço os sousplat, jogo de banheiro, de cozinha, guardanapo. Agora tenho um pedido de sousplat com trilho para mesa também – destaca.

As ideias vêm das redes sociais e da própria criatividade. Já os pedidos, ocorrem para vários municípios, inclusive, outros estados.

– Sempre vejo no Instagram, meu celular agora é cheio de ideias. Sempre fui muito criativa em tudo o que faço, sempre coloco minhas ideias nos pedidos, e ficam lindos. Já fiz pedidos para São Paulo, Espírito Santos, Joaçaba, Concórdia, Faxinal dos Guedes – cita.

Tuane é nutricionista e após o período afastada para o tratamento, deve voltar a exercer a profissão ainda neste ano, mas o objetivo é continuar atendendo os pedidos.

– Em dezembro eu volto exercer minha profissão, volto a fazer minha especialização, que tranquei. Pretendo continuar enquanto tiver pedidos para fazer, como disse é uma terapia, faz muito bem para saúde mental – conclui.

 

Deixe seu comentário