Variedade

| 16/06/2022 14:16

16/06/2022 14:16

6028 visualizações

15 de junho, é celebrado Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção, foi lançada na tarde dessa quarta-feira (15) a campanha Junho Violeta de conscientização da violência contra a pessoa idosa. Em Xanxerê as ações serão voltadas para refletir sobre o tema, apresentar dados sobre os casos de violência, fatores de risco para a violência contra a pessoa […]

15 de junho, é celebrado Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção, foi lançada na tarde dessa quarta-feira (15) a campanha Junho Violeta de conscientização da violência contra a pessoa idosa. Em Xanxerê as ações serão voltadas para refletir sobre o tema, apresentar dados sobre os casos de violência, fatores de risco para a violência contra a pessoa idosa, sinais de alerta para a presença de violência. 

Além disso, a campanha visa divulgar os canais de denúncia de casos de violência através do Disque 100, Programa Xanxerê 60 Mais, pelo WhatsApp (49) 9 9146-7005) e 190 da Polícia Militar. 

De acordo com a psicóloga responsável pelo programa, Caroline Bender, a violência contra os idosos é um dos problemas mais sérios que o Brasil enfrenta.  

—Somente nos quatro primeiros meses do ano foram registradas mais de 132, 7 mil violações contra os direitos dos idosos através dos canais da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, por isso a importância da divulgação da campanha para conscientização e dos serviços socioassistenciais para prevenção — relata Caroline Bender. 

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Valdemar Garguetti, destacou que são muitas as formas de violência contra o idoso, mas as principais são a violência física, psicológica, moral e patrimonial.  

— Precisamos avançar cada vez mais nas políticas públicas para apoiar os idosos e somente através da denúncia nós poderemos diminuir e até acabar com a violência — destaca Valdemar Garguetti. 

A coordenadora do Programa 60 Mais, Terezinha Matiello, disse que é de vital importância debater a violência contra os idosos. 

— Principalmente por estarmos vivendo um momento difícil em nosso município, com muitos casos de violência, mas estamos aqui, com o Programa 60 Mais, para trabalhar e auxiliar a pessoa idosa no momento em que ela mais precisa — fala Terezinha Matiello. 

O prefeito Oscar Martarello disse que o município vem fazendo um trabalho muito forte no desenvolvimento econômico, mas de nada adianta se faltar respeito, olhar sensível e humanizado às pessoas, indiferente da classe social ou idade, mas principalmente à pessoa idosa, que trabalhou uma vida toda e agora precisa de carinho e cuidado.  

— Que possamos denunciar qualquer forma de desrespeito ou violência às pessoas idosas e que comecemos a ensinar desde cedo aos nossos filhos a importância de cuidar e zelar das pessoas idosas — finaliza Oscar Martarello. 

 

Deixe seu comentário