Menu Lange
Menu Direita

Você tem medo de viajar de avião? ✈️

Michelle Sofiatti – Personal Branding | Michelle Sofiatti - Personal Branding | 11/07/2020 08:20
Você tem medo de viajar de avião? ✈️
Compartilhar no Whatsapp
Visualizações: 4744

Olá pessoal! Como vocês estão? Tenho recebido constantes perguntas sobre esse assunto, o qual também é recorrente em todos os voos em que eu executo. Sempre tem um passageiro que tem medo de voar, seja por ser a sua primeira viagem ou seja por ter algum tipo de medo. Apesar do avião ser considerado o segundo meio de transporte mais seguro do mundo, perdendo apenas para o elevador, três em cada quatro brasileiros declaram ter medo de voar de avião, segundo o censo mais recente realizado pelo IBOPE, em 2007.

Constantemente sou abordada com essa pergunta: “Comissária tenho pânico em voar, gostaria de sentar mais pra frente”, ou “Você não tem medo de voar tanto tempo assim”? Chamado de aerofobia, o pânico de voar tem diferentes níveis, e quem o sente trava lutas diárias. Medo de voar quase todo mundo tem. Alguns mais, outros menos, existem casos em que pessoas deixam de fazer viagens sonhadas pelo medo ou incapacidade de embarcar. Há quem reze e abrace a Bíblia, há quem recorra a doses alcoólicas e pílulas calmantes, e há outros que nunca se sentiram capazes de cruzar os portões de embarque. A chance de morrer em acidente aéreo é de uma em oito milhões. O medo é produzido por uma série de reações químicas e hormonais, que se manifestam em qualquer situação que apresente algum risco.

Quando vejo os passageiros inquietos, observando muito os comissários ou fazendo muitas perguntas, logo percebo que tem alguma coisa diferente, e na maioria das vezes é aerofobia, que é incapacitante. A reação emocional é muito intensa, então o indivíduo passa a evitar situações em que aquilo possa acontecer. Já presenciei várias experiências de passageiros com pânico de voar, e a história que mais me impactou, foi a  de um escritor, que ficou muitos meses na China cobrindo uma guerra, pois na época ele era correspondente de uma emissora. Ele acabou ficando 3 meses a mais que o previsto, pois não conseguia retomar para o Brasil, porque tinha desenvolvido o pânico de voar. Ele até tentava ir até o aeroporto, chegava embarcar, mas não conseguia seguir viagem, então desembarcava. E nos dias atuais, após fazer longos tratamentos, ele consegue voar, mas precisa ficar próximo aos comissários, em pé, perto do banheiro. Essa é apenas uma das inúmeras histórias que ouço e vejo diariamente.

Para tratarmos um efeito precisamos curar a causa. O medo nos impede de conquistar muitas coisas, e na maioria das vezes, o medo de voar acontece por falta de conhecimento, ou medo de ficar em um ambiente fechado. Mas, todos nós comissários, somos treinados para lidar da melhor maneira nessas situações, pois executamos diversos voos diariamente e estudamos muito sobre aeronaves e procedimentos de segurança. E apesar de estarmos em um local altamente pressurizado, nós agimos com naturalidade, pois possuímos conhecimento na área em que estamos atuando.

Acredito que o medo não é nada mais que o temor do desconhecido, então se você passa por isso, sugiro pesquisar mais sobre aviões, fazer técnicas de respirações e ter a certeza que andar de avião é muito mais seguro do que de carro, e sempre poderá contar com uma equipe de comissários treinados para passarem a segurança que precisar, mas jamais esqueça que, a segurança está dentro de nós, basta ser ativada. Desejo a vocês excelentes voos e céu de brigadeiro, que é aquele céu azul, sem nuvens e sem turbulências! Que todos nós gostamos de voar, pois o voo fica mais tranquilo e colorido 😉.

Se tiverem alguma dúvida deixem nos comentários que vou adorar saber. Tenham um lindo final de semana, e se quiserem me acompanhar mais de perto, não deixem de me seguir nas redes sociais. Obrigada pelo seu tempo 😘

Instagram

YouTube

Deixe seu comentário

Acesse nosso grupo de notícias