Lance Notícias | 30/11/2021 09:43

30/11/2021 09:43

31012 visualizações

3 pilares do sucesso na hora da escolha profissional

Em época de Enem e vestibulares, um tema ganha destaque: a escolha profissional. O momento de decidir qual profissão seguir gera dúvida, medo, insegurança e tensão.

Se você está passando por essa fase ou tem algum filho, sobrinho, afilhado ou amigo que está nessa fase, te convido a ler as linhas que seguem, elas podem te ajudar.

O sucesso na escolha profissional está muito além de uma boa remuneração financeira, é necessário ser feliz com o trabalho para lidar com uma jornada intensa e com os desafios que surgirão no caminho.

Neste sentido, três pilares, quando reconhecidos e estruturados, garantem o sucesso e a realização profissional. São eles:

  1. Gostar: é necessário gostar do que você irá fazer. Portanto, não existe outra forma a não ser se autoconhecer e reconhecer os gostos pessoais. Não vale copiar a melhor amiga, a profissão do momento ou a sugestão dos pais.
  2. Ter habilidade: além de gostar, é muito importante ter habilidade com o que você irá fazer. Algumas características direcionam quais são as habilidades mais fortes de cada pessoa. Claro que habilidades podem ser desenvolvidas também.
  3. Ter remuneração financeira: gostar e ter habilidade não servem para nada se a sua escolha não proporcionar remuneração financeira. Então, pensar em mercado de trabalho, campo de atuação e remuneração são essenciais.

O sucesso é a soma dos três pilares, quando isolados, eles geram frustração e tristeza.

A dúvida, o medo e a insegurança são sentimentos que aparecem quando não temos clareza do que gostamos, das nossas habilidades e das opções profissionais. Para auxiliar nesse processo vale a pena investir em uma orientação profissional com um especialista preparado para isso, neste caso, o psicólogo.

Juntos, psicólogo e orientado mergulham em um processo de autoconhecimento, pesquisa e contato com o mundo das profissões. Um processo encantador que gera segurança e confiança na hora da escolha.

Lembrando que nenhuma escolha é definitiva. Temos a possibilidade de mudar sempre que acharmos necessário.

 

Fabiane Padova

Psicóloga Clínica – CRP1216382

Redes Sociais: @psic.fabianepadova

Contato (49)9 9999-9339

 

Deixe seu comentário