Menu Lange
Menu Direita

Diário da Pandemia – 730º dia:

Diário da Pandemia | Diário da Pandemia | 20/03/2022 10:00
Diário da Pandemia – 730º dia:
Compartilhar no Whatsapp
Visualizações: 1297

Ao encerrar mais uma semana de março, chegamos a uma data importante, mas nada louvável… Sim, há exatamente dois anos (em 19 de março de 2020), o Governo Estadual publicava um decreto “colocando” Santa Catarina em estado de Pandemia, devido ao mortífero Coronavírus, surgido na China ainda em dezembro de 2019. Porém, para recordar esse mau acontecimento, aguardem o Diário da Pandemia Especial, que estará disponível para leitura no site (www.diariodapandemia.com.br) na próxima quarta-feira (23 de março)!

Já faz algum tempo que estou protelando tratar deste tema, mas agora chegou sua hora! Depois de muitas conversas com amigos, nos últimos dias, senti que é o momento propício para abordar sobre a “ansiedade – mal do século”.

Quem, nos ferrenhos dias atuais, não sofre de ansiedade? Difícil dizer que não, pois esse problema, devidamente intitulado “mal do século”, atinge praticamente dois terços da população mundial, conforme apontam pesquisas médicas.

As causas da temível ansiedade são as mais diversas possíveis, porém creio que o ritmo vertiginoso da vida moderna seja uma das principais. Sim, todo mundo está vivendo na “corrida”, sem tempo para relaxar. Parece que a natural existência nos obriga a “correr” continuamente de um lado para outro, envoltos em diferentes atividades e pensamentos.

Por falar em pensamento, a chamada Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) acomete cada vez mais indivíduos, causando grandes “estragos” na qualidade de vida deles. Inclusive, muitas vezes, penso que sou vítima, meio sem querer, disso…

Como, então, enfrentar a ansiedade? Penso que uma das saídas possíveis é “desacelerar” e, na contrapartida, praticar a meditação. Voltar-se para seu interior pode ser uma alternativa contra esse mal. Ainda, sugiro retornarmos à contemplação das coisas simples da vida (um pôr do Sol, por exemplo), tão necessárias ao viver menos tenso e mais feliz!

A sugestão de leitura de hoje “casa” com o tema: “Chamado criativo” (Chase Jarvis). Nessa obra, o autor desafia todos a enxergarem as mudanças, na cultura e na mídia, como oportunidade para viver melhor. Além disso, propõe que sejamos eficazes no que fazemos, vivendo com generosidade e criatividade, a fim de alcançar o sucesso no trabalho e na vida pessoal.

Bom final de semana!

Deixe seu comentário

Acesse nosso grupo de notícias