Menu Lange
Menu Direita

Comece pelo porquê

Michelle Sofiatti – Personal Branding | Michelle Sofiatti - Personal Branding | 29/08/2020 11:00
Comece pelo porquê
Compartilhar no Whatsapp
Visualizações: 2557

Começar pelo porquê é o que faz toda a diferença. Seja na sua vida pessoal ou nos seus negócios. É a diferença por quê certas pessoas e empresas parecem obter resultados extraordinários, enquanto outras não chegam nem perto. O seu porquê não deve ser apenas ganhar dinheiro. Ok, esse pode ser o seu ponto de partida, mas por trás disso tudo, é essencial desenvolver valores e princípios que nos ajudem a conquistar nossos sonhos. Que não seja algo simplesmente feito pelo dinheiro. Entende?
Venho em uma busca incessante em descobrir o sentido de tudo. O porquê fazemos o que fazemos. O que nos motiva levantar todas as manhãs. O porquê estamos aqui. Realmente esses tipos de questionamentos nos geram um confronto interno. Mas eu estou sempre em busca de respostas, e acho que isso torna a vida mais instigante e interativa. Como vocês sabem, adoro ler muitos livros, mas aqueles que possam acrescentar no meu desenvolvimento pessoal e interpessoal. E recentemente li dois livros que foram essenciais, que são: Comece pelo porquê (Simon Sinek) e Ikigai: O segredo dos japoneses para uma vida longa e feliz (Héctor Garcia e Francesc Morales). Realmente esses livros me fizeram refletir em um série de coisas, e recomendo a leitura.
Há pessoas que sabem o que querem ser desde a infância, mas a maioria de nós não sabia o que queria. E depois que crescemos, vem o peso do cotidiano: vamos à escola, buscamos emprego, lidamos com obrigações e pagamos contas… e, com isso, podemos nos distanciar de nossos impulsos naturais. Na maioria das vezes acabamos vivendo no automático, e muitas vezes não pensamos no porquê estamos fazendo tudo isso. O Ikigai é a nossa razão de viver. É encontrar prazer nas pequenas coisas. Nosso ikigai não precisa ser algo grandioso como muitos acreditam. Atividades simples podem nos gerar muitas realizações. É importante identificar as coisas que gostamos de fazer e que nos dão prazer, porque elas dão propósito a nossa vida e nos levam a uma existência longa e feliz.
Segundo Simon Sinek, os líderes e corporações que inspiram, pensam, agem e se comunicam da mesma forma. E ele explica como, através do que chama de Círculo de Ouro. Todas as empresas sabem o quê fazem. Algumas sabem como fazem, mas poucas sabem o porquê fazem o que fazem, que diz respeito ao propósito e a missão. Pessoas e empresas que não obtêm resultados extraordinários, se comunicam de fora para dentro do círculo. Elas começam falando “o quê fazem”, para depois explicar “como fazem”, sem ao menos conseguirem expressar o “porquê fazem o que fazem” e no que acreditam.


Se ainda não sabemos o nosso porquê, seja no pessoal ou corporativo, esse é o próximo passo. Qualquer um pode partir de onde está, e começar a sentir-se bem e a experimentar os benefícios que isso traz, antes de, gradualmente, evoluir para objetivos maiores. Podemos começar respondendo essas perguntas: Por que eu faço o que eu faço? Qual a razão que me faz levantar da cama todos os dias? Como eu quero ajudar, impactar e transformar a vida das pessoas?
Qual será a minha nova mensagem (Por quê? -> Como? -> O quê?). Não desista até encontrar essas respostas, elas requerem tempo e dedicação, mas depois de encontradas farão toda a diferença. Meu desejo é que possamos sempre começar pelo porquê e sabermos qual o nosso Ikigai, para termos uma vida de plenitude e intensidade.
Obrigada pelo seu tempo 😘. Me deixem dicas do que gostariam de ler nas próximas matérias. Vou adorar compartilhar com vocês. Desejo um maravilhoso final de semana.

Acesse minhas redes: InstagramYouTube.

Deixe seu comentário

Acesse nosso grupo de notícias