Menu Lange
Menu Direita

Autorresponsabilidade: uma habilidade que pode transformar sua vida

1 Bilhete | 1 Bilhete com Fabiane Padova | 03/01/2022 09:03
Autorresponsabilidade: uma habilidade que pode transformar sua vida
Compartilhar no Whatsapp
Visualizações: 1810

Autorreponsabilidade é a capacidade de assumir a responsabilidade por tudo que nos acontece. É uma habilidade fundamental e essencial para quem quer se desenvolver, mudar e ter o controle da própria vida.

Quando assumimos a culpa pelos nossos erros e por tudo que nos acontece também nos damos o poder e a possibilidade de mudar. Quando andamos pelo caminho mais fácil e terceirizamos a culpa, nos tornamos dependentes das outras pessoas e das situações.

Imagine, uma pessoa com sobrepeso precisa emagrecer 10kg. Diante das dificuldades e do fracasso no processo ela terceiriza a culpa, fala que não consegue porque tem filhos e com filhos é difícil fazer reeducação alimentar ou, então, fala que está com idade avançada, metabolismo lento, família não ajuda, não tem tempo para atividade física e por aí segue uma série de desculpas. Resumindo, ela não vai ter êxito porque colocou a responsabilidade em fatores externos. Agora, se essa mesma pessoa assumisse a culpa e se autorresponsabilizasse pelos quilos a mais e pelo processo, com certeza ela chegaria no peso adequado.

Autorresponsabilizar-se, neste caso, é aceitar que podem existir fatores externos que dificultam o processo, mas que a mudança está nas suas mãos. Exemplo, “eu não tenho tempo para atividade física, preciso acordar 1 hora antes”, “meu metabolismo é lento por conta da idade avançada, vai levar mais tempo, mas é possível”.

Autorreponsabilidade, com certeza, é uma das chaves para o sucesso, pois ela carrega o poder da mudança. Aonde está a responsabilidade aí também está a possibilidade de mudar.

A boa notícia, a autorresponsabilidade pode ser desenvolvida. Como? Primeiro, pare de delegar aos outros a culpa pelo que acontece. Segundo, perceba qual é a sua responsabilidade pelo que está acontecendo e como você pode mudar a situação.

Por fim, reconheço que não temos controle sobre algumas situações que nos acontecem mas, temos o controle pela forma como reagimos diante delas e é isso que faz a diferença.

Feliz 2022, com muita autorreponsabilidade.

 

Fabiane Padova

Psicóloga Clínica CRP 12/16382

Redes sociais: @psic.fabianepadova

Contato: (49) 99999-9339.

Deixe seu comentário

Acesse nosso grupo de notícias