Comunidade

Lance Notícias | 16/04/2025 11:19

16/04/2025 11:19

38995 visualizações

Idoso é vítima de golpe do “chupa-cabra” em agência da Caixa, em Faxinal dos Guedes

Caso reforça a importância de não confiar em números colados em terminais e nunca repassar senhas por telefone

Um idoso de 60 anos foi vítima de um golpe no caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal, em Faxinal dos Guedes, na manhã do último sábado (12). O crime ocorreu por volta das 8h30, quando o homem tentava realizar uma transação bancária e foi abordado por outro cliente que alegava defeito em um dos terminais.

Após seguir a orientação do desconhecido e trocar de caixa, o cartão do idoso foi retido. Sem entender o que havia ocorrido, ele encontrou um número de telefone colado no caixa e ligou. A chamada foi atendida por uma pessoa que se passou por funcionário da Caixa e solicitou que ele informasse suas senhas, além de perguntar diversas vezes se havia outras pessoas na agência.

Durante a conversa, o falso atendente disse que o banco estaria realizando um recolhimento de cartões e que, na segunda-feira (14), tudo seria resolvido presencialmente. Ao comparecer à agência, no entanto, a vítima foi informada de que se tratava de um golpe. Segundo análise dos extratos, foram identificadas compras feitas em nome da vítima, incluindo uma transação em uma loja de celulares em Xanxerê, que confirmou ter repassado imagens das câmeras de segurança à Polícia Civil.

A Caixa orientou a família a registrar boletim de ocorrência e aguardar o andamento da investigação. Até o momento, o banco não emitiu posicionamento oficial sobre eventual ressarcimento ou medidas adicionais.

A ocorrência segue sendo apurada pelas autoridades, e serve como alerta à população. É fundamental que clientes não forneçam senhas por telefone e desconfiem de qualquer número colado em terminais eletrônicos. A Caixa informa que os únicos canais oficiais de atendimento são os divulgados em seu site ou pelo SAC 0800-726-0101.

Deixe seu comentário