Atualidades

Alvaro Luiz Berté | 11/11/2024 16:11

11/11/2024 16:11

16879 visualizações

Instituto Fauna Brasil amplia caixas de ninho para papagaios na região do Parque Nacional Das Araucárias

O projeto busca criar um ambiente seguro para que os papagaios reproduzam e aumentem sua presença na natureza.

O Instituto Fauna Brasil, responsável pelo Projeto Silvestres SC, instalou novas caixas-ninho na região do Parque Nacional das Araucárias, ampliando os esforços de conservação de papagaios. Em anos passados, outras caixas já foram instaladas e monitoradas, impulsionando a expansão do projeto. Em 2024, a equipe instalou mais caixas para acolher ainda mais casais de papagaios que habitam a região.

Essas estruturas artificiais imitam as cavidades naturais, que são essenciais para a reprodução dos papagaios. A redução dessas cavidades tem origem na perda de habitat e em fatores provocados pela atividade humana, o que levou à criação das caixas de ninho para aumentar a chance de sobrevivência da espécie.

Sob perspectiva: Cerca de 93% da população de papagaios-de-peito-roxo vive em território brasileiro, e 60% desse total se encontra em Santa Catarina. O Estado possui quase um terço da Floresta com Araucárias remanescente, parte da Mata Atlântica, que é o habitat natural preferido dessa espécie. A preservação da área é crucial para a manutenção e recuperação da população desses papagaios.

Desde o início dos esforços de conservação, mais de 500 papagaios passaram por processos de avaliação de saúde, comportamento e genética e cerca da metade atendeu os critérios para serem solto novamente em seu habitat. O local exato das caixas de ninho não é divulgado para prevenir interferências externas e manter a segurança das aves.

Deixe seu comentário