Na manhã desta sexta-feira, a Defesa Civil de Santa Catarina alertou sobre os impactos de um vendaval e chuvas intensas na região Oeste do estado. As rajadas de vento ultrapassaram os 60 km/h, com os municípios de Xanxerê e Novo Horizonte registrando ventos de até 65,5 km/h. A chuva caiu de forma concentrada, resultando em grandes acumulados em poucas horas.
Os dados do INMET, Epagri Ciram, CEMADEN e pluviômetros locais mostram que os maiores volumes de chuva foram em Ponte Serrada, com 45 mm, seguida por Xanxerê (40 mm), Galvão (37,4 mm) e Xaxim (35,4 mm). Essas condições climáticas afetaram cerca de 8.439 unidades consumidoras, com interrupções de energia elétrica em municípios como Abelardo Luz, Bom Jesus e Ponte Serrada.
Até o momento, cinco municípios foram diretamente afetados. No município de São Domingos, houve danos em uma edificação e queda de árvore na SC 480, bloqueando a via, que foi liberada após o corte da árvore. Em Vargeão, a BR 282 também foi parcialmente obstruída por queda de árvore, com a PRF e DNIT acionados para a liberação da estrada.
Além disso, os danos aos cabos elétricos e de comunicação foram extensos. As equipes de emergência estão trabalhando para restabelecer os serviços. A Defesa Civil realiza vistorias nas áreas afetadas e entrega lonas para cobrir telhados danificados. Em Faxinal dos Guedes, um raio atingiu uma residência, mas não havia ninguém no local.
As vistorias continuam em Ipuaçu e Galvão, onde também são distribuídas lonas para minimizar os danos. A Defesa Civil segue monitorando a situação e avaliando os impactos nas comunidades afetadas.