No último final de semana, a comunidade do assentamento Conquista de Sepé, em Passos Maia, celebrou a inauguração de seu novo centro comunitário.
No último final de semana, a comunidade do assentamento Conquista de Sepé, em Passos Maia, celebrou a inauguração de seu novo centro comunitário, uma estrutura que será utilizada para reuniões, eventos e capacitações voltadas às famílias da área de reforma agrária.
O pavilhão foi construído com recursos provenientes do leilão de aproximadamente 60 hectares de floresta de pinus, plantada antes da criação do assentamento. A transação, realizada em 2023, foi viabilizada pela doação da área pelo Incra para a Associação dos Assentados do Projeto Conquista de Sepé.
Além do investimento coletivo no centro comunitário, parte dos recursos foi distribuída entre as famílias para a melhoria de seus lotes, conforme o artigo 22-A da Lei nº 8.629/93, que prevê a destinação de benfeitorias em imóveis de reforma agrária para uso comunitário ou individual.
Segundo Jandir Mella, servidor do Incra, o corte das árvores, que já tinham 20 anos, foi autorizado pelo Ministério Público Federal. “Coube ao Incra orientar as famílias e aprovar a utilização dos recursos através de projetos técnicos”, explicou Mella.
Para os beneficiários, o investimento trouxe alívio. Valdecir Santos de Oliveira, agricultor assentado, destacou que o recurso foi fundamental para melhorar sua produção. “Deu pra nós mexermos com as vaquinhas de leite, comprar tratorzinho e ajudar no serviço”, contou. João Maria Bueno, também assentado, lembrou os 12 anos em que a área de pinus não podia ser utilizada. “Nesse tempo, muitos tiveram que trabalhar fora, mas agora, sabendo usar bem os recursos, vamos ajeitando as coisas e melhorando aos poucos”, afirmou.
A inauguração do centro comunitário marca um importante avanço para a comunidade do assentamento Conquista de Sepé, fortalecendo a infraestrutura e a qualidade de vida das famílias da região.