Comunidade

Marcos Vinícius Pedroso | 01/11/2023 16:21

01/11/2023 16:21

31332 visualizações

Conscientização e prevenção: novembro azul e o foco na saúde do homem

Foi no ano de 2011 em que o Instituto Lado a Lado pela Vida principiou a campanha “novembro azul”, com intuito de alertar a relevância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Com o memorar, o Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (INCA) avistaram a importância da campanha, assim tornando-se um movimento em […]

Foi no ano de 2011 em que o Instituto Lado a Lado pela Vida principiou a campanha “novembro azul”, com intuito de alertar a relevância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Com o memorar, o Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (INCA) avistaram a importância da campanha, assim tornando-se um movimento em prol da saúde masculina.

A doença mais comum entre os homens, o câncer de próstata é a causa de quase 30% da população masculina quanto as anomalias malignas. Em território nacional, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo o INCA.

Sendo assim, a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, qual pesa cerca de 20g. Localizada a baixo da bexiga, sua função, junto das vesículas seminais, é produzir o esperma.

Na fase inicial do câncer, muitas vezes antes do diagnóstico, não apresenta sintomas. No entanto, os tumores aparecem na fase avançada, dificultando a cura, com isso, os sinais de alerta são:

Dores ósseas;

Desconforto ao urinar e, vontades frequentes;

Presença de sangue na urina e no sêmen.

Prevenção:

Único e excepcional, a forma mais eficaz para garantir a cura do câncer é o diagnostico precoce. E, mesmo na ausência de sinais e sintomas, é indicado consultas com o médico urologista a partir 45 anos.

O toque retal permite que o médico avalie alterações glandulares, também, o endurecimento e presença de nódulos suspeitos, atrelado ao exame de sangue.

O alerta do Ministério da Saúde é, que 20% dos pacientes com câncer são diagnosticados apenas no momento do toque retal. Exames complementares como biópsia e ultrassom auxiliam na confirmação da doença.

Fatores de risco:

A população masculina deve atentar-se ao histórico familiar, levando em consideração o pai, irmãos e tios. É significativo prestar atenção na raça como, homens negros, sendo esses com maior incidência do câncer de próstata.

Por fim, outro fator de risco é a obesidade, qual desencadeia diversas alterações na saúde.

Deixe seu comentário