Por Luiz Campra – Formado no Centro Universitário de Pato Branco – UNIDEP e Pós Graduado em Biomecânica pelo Instituto Valorize
Aproveitando o ensejo da estação dita como a mais charmosa do ano, bem como aquela que mais nos distancia dos exercícios físicos temos o dilema naquela e boa e velha frase diz: “O corpo do verão se constrói no Inverno”.
Problemática: Normalmente no inverno, temos mais preguiça e menos vontade de fazer diversas coisas no dia a dia, especialmente praticar algum tipo exercício físico. Quem não gosta de ficar alguns minutos a mais na cama quando o clima está frio?
Por isso vou te mostrar alguns pontos importantes sobre a prática de exercício físico no inverno e dar bons motivos para você realizar atividade física nesse período.
MITOS:
- No inverno temos um menor risco de desidratação.
MITO. Quando está calor, ninguém se esquece de beber água. Mas assim que o frio chega, a sede diminui, por isso o risco de desidratação aumenta.
- Se eu treinar com mais roupas eu suo mais e perco mais gordura.
MITO: o uso de jaquetas ou blusas no treino vai ajudar a elevar a temperatura corporal, logo o suor vai regularizar a temperatura corporal para não elevar demais, não necessariamente aumentando o gasto calórico mas sim, causando uma desidratação.
Quando você produz calor, você terá um aumento do gasto calórico, mas quando algo produz calor por você, ai não é bem assim, você irá apenas reter o calor para você, sem que seu próprio corpo produza.
- Não precisa fazer exercício físico no Inverno.
MITO. É comum usarmos como desculpa o frio como forma de não fazer exercício físico.
Abraçamos a ideia de que ao fazer exercício físico no frio em alguns lugares estamos mais expostos a apanhar gripes. Engana-se. Fazer exercício físico no Inverno é saudável e ajuda a perder peso porque com o clima mais frio o corpo vai queimar mais calorias para se sentir aquecido.
BENEFÍCIOS:
- Você terá um maior gasto calórico:
Nosso corpo no inverno passa por diversas modificação para produzir e manter o calor corporal, logo, consome mais energia e aumenta o gasto calórico.
- Você terá melhores resultados nos treinamentos:
Durante o inverno é normal ter mais vontade de se alimentar, logo ingerimos alimentos saudáveis e assim conseguimos ter melhor desempenho no treinamentos por estar com energia extra, sendo assim a tendência é treinar com mais intensidade e ter maiores resultados.
- Fortalece o sistema imunológico
Treinar aumenta a imunidade corporal, deixando nosso corpo mais forte evitando vários tipos de doenças causadas pelo inverno.
Você deve também, tomar alguns cuidados ao praticar exercício físico no inverno:
- Se fizer exercício físico em local aberto, é importante usar meias, luvas e toucas. Mas evite o excesso.
- Não deixe de aquecer antes do treino, prolongar o aquecimento antes de qualquer atividade física é de suma importância e ajuda muito na flexibilidade e mobilidade, como também na melhora do fluxo sanguíneo.
- Importantíssimo se manter bem hidratado, então beba bastante água
- Sempre inspire o ar pelo nariz, assim o ar é filtrado e esquentado ao entrar em nosso corpo.
Mas vale lembrar que não existe nenhum treino específico ou 100% indicado ou contraindicado para as estações do ano, como verão e inverno.
Então depois de todas essas informações, aí vai duas dicas para auxiliar você manter a regularidade e o foco: Exercite-se em grupo ou pelo menos com um amigo(a). Isso sem dúvida, poderá lhe ajudar a manter-se fiel à prática, mesmo nos dias em que a preguiça apertar. Dê preferência aos horários em que o frio é menos intenso, isso poderá contribuir significativamente para a manter a regularidade.
E nosso assunto de hoje foi útil para você? Vamos adorar receber sua opinião nos comentários. Aproveite e compartilhe esse artigo com a pessoa que vai ser seu parceiro(a) nesta jornada.