Comunidade

Marcos Vinícius Pedroso | 18/10/2023 14:30

18/10/2023 14:30

29229 visualizações

E.E.B Dom Vital de Ponte Serrada Realiza Projeto de Física com Alunos

Na última semana, a Escola Estadual de Educação Básica Dom Vital, de Ponte Serrada, realizou um projeto de física inovador com os alunos do ensino médio. O projeto foi conduzido pela professora Jessica Morgana Carvalho durante suas aulas de Trilha de Aprofundamento em Física. A trilha de aprofundamento é uma abordagem pedagógica aplicada em diversas […]

E.E.B Dom Vital de Ponte Serrada Realiza Projeto de Física com Alunos

Na última semana, a Escola Estadual de Educação Básica Dom Vital, de Ponte Serrada, realizou um projeto de física inovador com os alunos do ensino médio. O projeto foi conduzido pela professora Jessica Morgana Carvalho durante suas aulas de Trilha de Aprofundamento em Física.

A trilha de aprofundamento é uma abordagem pedagógica aplicada em diversas disciplinas do currículo do ensino médio. No caso deste projeto, os estudantes foram desafiados a explorar o tema “Linguagens Tecnológicas e Sociedades em Rede” de uma forma diferenciada, indo além do uso comum de tecnologias como celulares e computadores.

A proposta consistiu em incentivar os alunos a despertarem o interesse pela tecnologia através da criação de objetos móveis e brinquedos que envolvessem conceitos de física, tais como circuitos elétricos, eletricidade e movimento. Os grupos de estudantes trabalharam arduamente para criar dispositivos funcionais a partir de materiais recicláveis, sucatas e outros itens disponíveis, impulsionando assim a criatividade e a capacidade de inovação dos jovens.

Um dos grupos desenvolveu uma batedeira funcional utilizando sucatas, papelão e ferro velho, integrando um circuito elétrico com pilhas para simular o funcionamento real do aparelho. Outro grupo reproduziu uma mini roda gigante com materiais recicláveis, também incorporando um circuito elétrico e pilhas. Além disso, um terceiro grupo criou um abajur funcional com lâmpada, utilizando um circuito elétrico e materiais recicláveis.

A atividade proporcionou aos alunos uma experiência desafiadora, na qual tiveram que superar obstáculos e medos para concluir os trabalhos com êxito. A professora Jessica Morgana Carvalho destacou a importância do projeto como uma oportunidade para os estudantes se desafiarem e alcançarem resultados além das expectativas.

O projeto demonstrou não apenas a capacidade dos alunos em aplicar conceitos de física de forma prática, mas também ressaltou a importância da criatividade, do trabalho em equipe e do pensamento inovador no processo de aprendizagem.

Deixe seu comentário